Skip to main content

Abraçar a transformação digital e investir em inovações tecnológicas é cada vez mais uma necessidade latente nas empresas para garantir maior eficiência, economia e produtividade e obter melhores resultados em todos os aspectos de negócios.

Antes da pandemia do coronavírus, este cenário já era uma exigência para garantir empresas mais digitais, conectadas e modernas

Inclusive, segundo pesquisa da Harvard Business Review, 43% das empresas já atingiram resultados positivos com os investimentos em transformação digital, principalmente as organizações com tecnologias adotadas em todo o nível operacional, desde os processos de cadeia de suprimentos até a análise de dados e relatórios.

Este levantamento também traz mais informações relevantes, com 68% dos negócios líderes na implementação de tecnologias identificando melhorias de rentabilidade. E, para 80%, o maior risco associado a esse processo é não se engajar com as mudanças digitais e tecnológicas.

Ou seja, se antes as inovações tecnológicas já estavam em alta, com a pandemia, a necessidade de isolamento social e a digitalização dos negócios, a transformação digital sofreu um impulso ainda maior. 

Qual a importância das inovações tecnológicas para a produtividade?

A partir do mencionado acima, obviamente, as inovações tecnológicas geram inúmeros benefícios para as empresas em todos os níveis, desde a lucratividade até a produtividade.

Conforme pesquisa da McKinsey, por exemplo, as empresas líderes em maturidade digital no Brasil conseguiram um índice de crescimento EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) até 5 vezes maior do que as concorrentes.

Além disso, segundo um projeto piloto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as novas tecnologias digitais elevaram em cerca de 22% a produtividade de micro, pequenas e médias empresas.

Para se atingir tais resultados, as inovações tecnológicas atuam para promover:

  • Otimização e padronização de processos;
  • Identificação de gargalos, tarefas improdutivas, manuais, burocráticas e problemas internos;
  • Minimização e eliminação de erros e falhas humanas;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Melhor aplicação de recursos organizacionais;
  • Integração de informações e acesso facilitado;
  • Maior confiabilidade e agilidade na análise de dados;
  • Tomada de decisão mais eficiente.

Todos esses benefícios contribuem para o aumento da produtividade, a redução de custos e a melhora dos resultados empresariais.

Principais inovações tecnológicas para alavancar a produtividade

Neste cenário, é fundamental conhecer as principais tecnologias que podem ajudar as empresas a aumentar a produtividade, gerar economia e maior lucratividade. São elas: computação em nuvem, automação, inteligência artificial, machine learning, data analytics e big data.

Agora, vamos entender melhor como cada uma delas atua em prol da eficiência e produtividade empresarial:

1. Computação em nuvem

Para atender às exigências da transformação digital, as empresas precisam cada vez mais de infraestrutura de TI flexível, escalável e de alto desempenho, como a computação em nuvem. Essa solução fornece acesso rápido e fácil a todos os sistemas, arquivos e aplicações no ambiente online, o que, obviamente, impacta positivamente a produtividade.

Além disso, a nuvem permite aumentar ou diminuir os recursos utilizados de acordo com a necessidade das empresas, garantindo o controle de custos.

2. Automação 

A automação de processos, com certeza, é uma das inovações tecnológicas mais eficientes para melhorar o desempenho e a produtividade dos negócios. Uma vez que este recurso elimina os trabalhos manuais, burocráticos e repetitivos, evita erros e refações e libera os colaboradores para funções mais estratégicas.

3. Big Data

O Big Data se trata de uma plataforma única com uma enorme quantidade de dados coletados e armazenados. Imagine só reunir, mensurar e guardar um alto volume de informações de modo manual e sem integração entre sistemas e setores da empresa. Seriam despendidos grandes esforços, não é mesmo? 

Então, ao usar a ferramenta, se ganha muita produtividade, segurança, velocidade e capacidade de processamento.

4. Data analytics

Além do Big Data, o data analytics é outra vertente importante das inovações tecnológicas, já que, por meio de parâmetros e ferramentas, permite avaliar todas as informações armazenadas para extrair insights e gerar análises valiosas para os gestores. Assim, é possível embasar as decisões de negócios com agilidade e promover maior inteligência.

5. Inteligência artificial

A inteligência artificial está muito ligada à automação e pode ser empregada em diversos segmentos de atuação e setores, como indústrias, saúde, relacionamento com cliente, e-commerce, entre outros. Essa tecnologia permite realizar tarefas de forma automática e com inteligência, sem presença humana.

Na saúde, é possível por exemplo executar exames e cirurgias por equipamentos com maior precisão. Nas indústrias, toda a produção pode ser realizada por máquinas dotadas de inteligência. Já, no caso de e-commerces e streamings, é possível recomendar produtos com base nas preferências e no perfil dos clientes.

6. Machine learning

Por fim, vamos falar sobre o machine learning. Este tipo de tecnologia faz parte da inteligência artificial e se refere ao aprendizado de máquina. Essa inovação é capaz de aprender com dados relacionados a interações com os usuários, identificando padrões e se aprimorando continuamente sem a intervenção humana.

Um exemplo prático trata-se de mecanismos de busca, como o Google, que aprendem a cada pesquisa realizada, entendem a intenção do usuário e passam a entregar resultados mais relevantes. Agora imagine fazer esse processo de evolução e aprendizado de uma máquina, com o auxílio de funcionários. Mais uma vez, teríamos um grande tempo desperdiçado sem eficiência.

Logo, o machine learning gera ganhos positivos de produtividade para toda a organização.

Conte com uma empresa especializada em inovações tecnológicas

Para obter maior produtividade empresarial, sua empresa pode contar com especialistas em inovações tecnológicas, como a Leega. Temos mais de 20 anos de experiência em soluções de Cloud, BI e Analytics.

Somos parceiros dos principais fornecedores de Cloud do mercado como: Google, AWS e Microsoft. 

Entregamos uma gama completa de serviços de TI e soluções inovadoras como:

  • Big Data
  • Blockchain
  • Cloud Computing
  • Artificial Intelligence
  • Machine Learning
  • Business Intelligence
  • Advanced Analytics
  • Entre outros

Quer saber mais como podemos te ajudar a aumentar a produtividade com inovações? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe: Clique aqui.

About Suellen Moreno