Skip to main content

Atualmente, recebemos informações de diversas fontes e a todo momento, o que acaba desafiando as empresas a lidarem com esse grande volume de dados para tomar decisões ágeis e precisas.

Nesse sentido, o Data Analytics surge como prática essencial para os mais diversos tipos de negócios, sendo utilizado, principalmente, na análise e gerenciamento de dados ou informações com uma finalidade específica.

Dessa forma, nesse texto falaremos sobre o que é o Data Analytics de forma mais abrangente, além de citarmos alguns dos seus principais benefícios.

O que é o Data Analytics?

O Data Analytics é um processo de análise que explora grandes quantidades de dados brutos visando encontrar padrões e gerar insights, aplicando um processo algorítmico ou mecânico para obter informações precisas.

Em outras palavras, podemos dizer que o Data Analytics é uma análise minuciosa de dados com um propósito específico. 

Realizado o processo de análise, é possível identificar o melhor rumo a se tomar, além de ter uma tomada de decisão muito mais orientada, fazendo com que ela seja mais precisa e assertiva.

Quais são os 5 V’s do Data Analytics?

Volume

Como sabemos, o volume de dados criado ano após ano só tem aumentando, ao passo que, segundo especialistas, a produção de dados tende a dobrar a cada 2 anos

Assim, todo esse volume de informações geradas pode ser interpretado e transformado em conhecimento para as empresas que os utilizam.

Velocidade

De antemão, a velocidade com a qual o Big Data interpreta as informações recebidas é certamente uma das suas grandes vantagens. 

Logo, quanto mais rápido são analisados os dados produzidos, mais benefícios competitivos as empresas ganham.

Variedade

A princípio, os dados recebidos costumam vir de diversas fontes, como: 

  • imagens;
  • vídeos;
  • documentos;
  • redes sociais.

Entretanto, embora organizar todas essas informações pareça um pouco complicado, é possível contratar ferramentas especializadas em processar e categorizar todos esses dados, facilitando seu cruzamento e transformando-os em insights estratégicos para os negócios.

Veracidade

É de suma importância que as empresas verifiquem a confiabilidade das ferramentas do Big Data, já que elas serão responsáveis por traduzir a veracidade das fontes que disponibilizam esses dados.

Valor

A empresa precisa agregar valor com os dados extraídos e saber exatamente como utilizar essas informações conforme as estratégias traçadas. 

Para isso, é válida a contratação de tecnologias que agregam valor aos serviços e produtos do negócio.

Quais os benefícios ao utilizar Data Analytics na sua empresa?

Identificação de padrões precisos

Essa é uma das principais características que diferenciam profissionais de Data Science e de Data Analytics

Enquanto o primeiro pode observar o volume massivo de dados e não identificar padrões, o segundo não apenas os identifica, como também consegue fragmentar esse conhecimento de modo que todos possam compreender.

Redução de custos

As tecnologias de Big Data e a análise baseada em nuvem, trazem vantagens de custo significativas quando se trata de armazenar abundância de dados, além de identificar formas mais eficientes de fazer negócios.

Tomadas de decisão mais rápidas

Ao utilizar o Data Analytics, sua empresa explora informações com agilidade e toma decisões melhores, com base no que aprenderam no decorrer do processo de análise.

Desenvolvimento de produtos e serviços

Em síntese, devido à sua capacidade de analisar e avaliar as necessidades e o grau de satisfação dos seus clientes, surge a possibilidade de criar exatamente o que seu público deseja.

Análise da concorrência

Por meio de projeções fundamentadas dos resultados, o Data Analytics ajuda a sua empresa a antecipar as ações dos seus concorrentes.

Marketing e vendas alinhados

Aqui, temos uma das grandes vantagens oferecidas pelo Data Analytics. Com a análise de dados é possível:

  • prever contextos;
  • entender demandas;
  • compreender quem é o público de maior aderência à empresa.

A partir disso, pensar em ações combinadas entre marketing e vendas que atinjam esses perfis.

Redução de falhas

Por fim, a redução de falhas se dá naturalmente, já que o profissional de Data Analytics conseguirá extrair dados importantes e verídicos, capazes de contribuir com a tomada de decisão dos gestores da empresa.

E então, gostou do conteúdo? Não se esqueça de seguir a Leega nas redes sociais.

About Patricia Machado