Skip to main content

A transformação digital vem propondo uma série de mudanças na forma como as empresas conduzem suas operações. Graças a inovação tecnológica, hoje é possível otimizar uma série de processos e melhorar os fluxos de trabalho. Um dos processos que se beneficiam com ferramentas tecnológicas é o gerenciamento da manutenção preditiva.

Com as soluções adequadas, é possível trazer precisão e potencializar o desempenho dessas rotinas, garantindo a eficiência e o sucesso nos resultados.

Neste post, explicaremos como a transformação digital impacta positivamente a manutenção preventiva e como isso acontece. Continue a leitura para descobrir!

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma boa prática que faz parte do cronograma de reparos e manutenções de máquinas, equipamentos, veículos etc.

Essa atividade é aplicada na indústria com o intuito de antecipar possíveis problemas, providenciar reparos ou trocar peças.

O objetivo é evitar uma pane ou perda total de uma máquina. Ao investir em ações preditivas, a empresa consegue ampliar o tempo de vida útil de um aparelho e maximizar seu desempenho.

Quais são os benefícios da transformação digital na manutenção preditiva?

As manutenções corretivas — aquelas realizadas quando há um defeito — são mais caras, demoradas e podem resultar em um processo de conserto mais complexo.

Logo, apostar em manutenções preditivas é uma iniciativa que projeta os ativos de uma empresa e evita uma série de gastos desnecessários e problemas graves.

Acompanhe e conheça mais detalhes sobre os principais benefícios da tecnologia nesse setor.

Precisão na análise

A tecnologia, por meio de sistemas inteligentes e coleta de dados, consegue cruzar informações, detectar e prever possíveis falhas com exatidão.

Além disso, muitos softwares viabilizam o acompanhamento do desempenho de máquinas constantemente e em tempo real. Isso permite que a empresa assuma uma postura proativa e faça reparos antes que panes mais graves e custosas aconteçam.

Aumento da produtividade

Com a manutenção preditiva em dia, as equipes podem contar com equipamentos em pleno funcionamento e mais seguros. Dessa maneira, a produtividade tende a aumentar, uma vez que questões como longos reparos, imprevistos e atrasos são diminuídos.

Melhora na gestão de manutenção

Sem dúvidas, gerenciar um cronograma de manutenções preditivas com o apoio da tecnologia é um diferencial e torna tudo mais eficiente.

Atualmente, existem sistemas específicos para atender essa demanda. Esses programas ajudam gestores a analisar dados, rever histórias e fazer uma série de controles que aprimoram o planejamento.

Redução de custos

Outra vantagem é a redução de custos que se verifica de diversas maneiras. Afinal, é possível economizar com:

  • prejuízos relacionados a maquinário parado;
  • reparos mais caros e complexos;
  • perda de ativos devido a uma pane geral.

Além disso, a transformação digital possibilita fazer reparos pontuais e precisos, que costumam ter melhor custo-benefício.

Quais são as tecnologias que estão impactando a manutenção preditiva?

Conheça, a seguir, as inovações que estão fazendo a diferença na área de manutenções preditivas.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas permite que vários dispositivos sejam conectados em rede. Com isso, é possível utilizar sensores que captam uma série de sinais nas máquinas como temperatura, ruídos, entre outros e comunicam ao sistema.

Esses dados são analisados e processados para se identificar possíveis problemas e demandas.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial também atua por meio de sensores e dispositivos, e consegue realizar coleta e análise de dados dos aparelhos enquanto eles funcionam. Assim, pode-se avaliar a necessidade de reparos.

Machine Learning

O Machine Learning automatiza a detecção de falhas por meio da análise de dados e simulações avançadas realizadas pelo sistema.

Big Data

O Big Data, que está relacionado à coleta, análise e armazenamento de dados, é um das principais tecnologias quando o assunto é transformação digital na indústria e nas empresas.

Afinal, é com base nos dados que os sistemas conseguem extrair informações e ter insights sobre o funcionamento das máquinas e identificar problemas.

Business Intelligence

Business Intelligence diz respeito ao uso de dados com a análise por algoritmos. Para a manutenção preditiva, esse recurso é um importante aliado para prever problemas e guiar a tomada de decisão.

A manutenção preditiva faz parte da rotina das empresas que apostam em rotinas otimizadas para cuidar de suas máquinas. Com a tecnologia, essa atividade ganha mais eficiência e produtividade.

Por isso, conte com parceiros especializados nessas tecnologias para orientar seu negócio a tirar o melhor proveito da transformação digital aplicada a esse setor.

Se você gostou deste conteúdo, convidamos você para ler também nosso artigo sobre como soluções na nuvem alavancam a transformação digital.

About Patricia Machado