Skip to main content

A gestão de dados é, hoje, uma das áreas mais importantes e estratégicas de um negócio. Ao longo dos anos, empresas foram construindo sua estrutura para viabilizar a coleta e o processamento de informações e usando softwares e tecnologias como apoio.

Contudo, atualmente, muitos empreendimentos sentem falta de uma centralização e organização dessas estruturas de dados de modo a tornar sua gestão e a geração de insights realmente mais inteligentes e funcionais. É nesse contexto que surge o Master Data Management (MDM) como solução para ter mais agilidade e eficiência.

Neste post, você vai saber tudo sobre esse conceito, suas vantagens e importância. Continue a leitura para descobrir!

O que é Master Data e Master Data Management?

Master Data é um termo que se refere aos ‘dados mestre’, ou seja, as informações referenciais e mais usadas em uma organização. Nesse sentido, Master Data Management nada mais é do que o processo relacionado à Gestão de Dados Mestres.

O objetivo dessa estratégia é organizar um conjunto de etapas que possibilite a identificação dos dados mestre e traga mais organização para essas informações, garantindo sua integridade e consistência.

Os processos de MDM envolvem, além de ferramentas, técnicas, conhecimentos, boas práticas e também profissionais para assegurar a qualidade dos dados.

Qual é sua importância?

O Master Data Management é uma iniciativa importante para que os dados disponibilizados para as equipes sejam de fato relevantes, inteligíveis, corretos e acessíveis. Garantir essas características é essencial para que eles possam agregar valor ao trabalho dos profissionais e gerar o conhecimento e os insights esperados.

Dados desorganizados e compreensíveis apenas geram confusão na hora de tomar decisões e atrapalham as análises.

Além do mais, é imprescindível poder contar com dados consistentes para a automação, uma vez que sistemas e máquinas precisam ser alimentados com informações precisas que seguem um padrão para funcionar corretamente.

Quais são os benefícios desse gerenciamento?

O Master Data Management entrega benefícios diretos para uma empresa. Conheça os principais a seguir.

Aumenta a produtividade

Com o MDM e a geração de dados corretos, processos e operações são alimentados com informação de qualidade e podem seguir de maneira mais eficaz e inteligente.

Otimiza processos e resultados

Em muitos mercados, como logística, o uso de dados precisos é crucial para poder monitorar os níveis de estoque, volume de vendas, entradas e saídas de insumos, transporte, entre outros processos de forma mais próxima e confiável.

Melhora os resultados

A implementação de um MDM impacta positivamente os lucros e resultados de uma empresa. Afinal, dados podem ser usados para aprimorar o atendimento ao consumidor, para mapear tendências de mercado, elaborar produtos e serviços mais relevantes e uma série de investimentos que colaboram para potencializar os ganhos e deixar clientes mais satisfeitos.

Favorece o compliance e a segurança

Lidar com dados no mundo atual demanda um cuidado extra com segurança e compliance. Em primeiro lugar, é crucial proteger a empresa de ataques e vazamentos que podem prejudicar sua reputação.

Ao mesmo tempo, legislações como a LGPD exigem que organizações tenham processos rígidos para reforçar a segurança das informações dos clientes. Por isso, o Master Data Management é um recurso interessante para garantir uma camada extra de conformidade.

Qual a relação entre o MDM com a gestão de riscos?

Como falamos, o Master Data Management é um processo que melhora o controle de dados, gerando benefícios tanto para as análises como para a proteção.

Com mais organização e precisão na coleta e tratamento de dados, uma empresa consegue minimizar riscos e ameaças de fraude. Isso acontece porque o MDM favorece, entre outras coisas, a transparência, a conformidade e a clareza no uso de dados.

Essa iniciativa reforça a segurança das informações, tanto as dos clientes como as corporativas, mostrando que a empresa assume uma atitude proativa para assegurar o melhor uso dos dados.

Os dados são ativos valiosos no mundo corporativo hoje, mas quando não são gerenciados eficientemente, eles podem se tornar redundantes, gerar conflitos, desperdícios e riscos. Enquanto as empresas crescem e ganham complexidade, adotar estratégias como o Master Data Management pode ser determinante para ganhar escala e ter impulsionar resultados.

Se você deseja implementar uma cultura orientada à dados no seu negócio, conte com a Leega!

Somos especialistas em soluções de Big Data e Business Intelligence, apoiando nossos clientes em todas as etapas em sua jornada para se tornar Data Driven, incluindo governança de dados, adequação LGPD e implementação de Master Data Management. Conheça nossos serviços agora mesmo!

About Patricia Machado