Skip to main content

O Vertex AI é uma solução inteligente e flexível que faz parte da plataforma Google Cloud Platform, referência mundial quando o assunto é inovação e tecnologia.

Pensando na importância da Inteligência Artificial para empresas, o Google lançou, em 2021, essa impressionante ferramenta voltada para desenvolvedores e interessados em AI. Para saber como ela funciona e as vantagens que ela oferece, continue a leitura deste artigo!

O que é a plataforma Vertex AI e quais são suas facilidades?

A solução Vertex AI do Google Cloud Platform tem o objetivo de centralizar e simplificar o trabalho de desenvolvedores, engenheiros e demais profissionais que operam ferramentas de Machine Learning e automação de IA.

O intuito dessa ferramenta é fornecer uma plataforma que torne esse trabalho mais simples e ágil. Ela permite a construção, implementação, avaliação, entre outras atividades de todo o ciclo de desenvolvimento de Machine Learning, em um só lugar.

Nela, um desenvolvedor pode:

  • acessar um conjunto de ferramentas de IA: recursos usados pelo próprio Google, como visão computacional, conversação e dados estruturados e linguagem;
  • implementar aplicativos de IA: a plataforma oferece diversos recursos,como o AutoML, Vertex AI Workbench, Vertex Vizier, Vertex Feature Store, Vertex Experiments, entre outros. Todos são voltados para otimizar a construção, o controle e a implementação de Machine Learning (MLOps);
  • gerenciar seus modelos com confiabilidade: o sistema conta com os recursos Vertex Model Monitoring, Vertex ML Metadata, Vertex Pipelines e Vertex ML Edge Manager para tornar o fluxo de trabalho mais ágil e descomplicar a operação.

Quais são os componentes do Vertex AI?

Para entender como o Vertex AI funciona, precisamos conhecer seus componentes, sendo:

  • treinamento de modelo: modelos podem ser treinados com a ferramenta AutoML ou com a Vertex AI Training, além dos notebooks personalizados, que oferece uma ampla variedade de opções;
  • implantação de modelos para previsão: com o Vertex AI Prediction e o Vertex Pipelines  pode-se implementar modelos e criar endpoints, que fornecem as previsões;
  • Feature Store: trata-se de uma ferramenta já amplamente utilizada na qual você pode introduzir, exibir e compartilhar recursos de ML. É aqui que será gerenciada toda a infraestrutura da base e armazenamento desses recursos;
  • Vertex AI Workbench: é uma infraestrutura de computação totalmente gerenciada e escalável  para o desenvolvimento de ML, desde a experimentação até a implantação e o gerenciamento e monitoramento de modelos.

Quais são os 4 benefícios do Vertex AI para os negócios?

Como você pode perceber, o Vertex AI é uma solução inovadora que pretende suavizar a complexidade de MLOps, tornando o trabalho de Machine Learning mais flexível e rápido. Confira 4 de seus principais benefícios a seguir!

1. Interface intuitiva

As soluções Google sempre se destacam pela facilidade do uso. Com a Vertex AI, isso não seria diferente. Machine Learning é conhecida por ser uma tecnologia intrincada, mas a plataforma do Google conta com funcionalidades e layout fáceis de usar, ao mesmo tempo que são relevantes e eficientes.

2. Modelo mais enxutos

Na Vertex AI, é possível criar modelos de IA com menos linhas de códigos ou códigos simplificados. Isso é muito vantajoso para se produzir soluções corporativas menos pesadas e com menos chances de erros operacionais, além de otimizar o tempo da equipe.

3. Agilidade e produtividade

Todo o ciclo de desenvolvimento pode ser feito na plataforma de modo mais rápido. Isso acontece porque o sistema conta com funcionalidades exclusivas e muito simples, elevando a produtividade da equipe e do projeto na sua totalidade.

O próprio sistema já sugere modelos e padrões recomendados que podem ser usados no desenvolvimento logo no início do processo.

4. Integração total

O Vertex AI possibilitará que todo o processo de MLOps seja realizado de ponta a ponta em um só lugar.

Isso é incomum, visto que, em geral, desenvolvedores precisam migrar dados e utilizar diversas plataformas. Aqui, tudo é centralizado, desde a inserção de dados, o treinamento até a finalização.

O Vertex AI é um ambiente de Machine Learning inovador no qual é possível criar, implementar e gerenciar projetos que usam essa tecnologia de forma fácil e escalável. Trata-se de um aliado nos negócios, oferecendo mais produtividade e flexibilidade nos seus esforços de tecnologia!

Se você gostou deste post, não deixe de conferir os demais artigos no blog da Leega. Assim, você será o primeiro a saber dicas, informações e ficar por dentro das últimas tendências em tecnologia!

About Patricia Machado