Skip to main content

Independente do tamanho da organização, buscar por alternativas que promovem a redução de custos operacionais é extremamente importante para o seu desenvolvimento e escalabilidade.

Nesse sentido, as soluções em Cloud Computing se mostram altamente eficazes não somente em relação à redução, mas, também, no que diz respeito ao aumento da produtividade, segurança e mobilidade de TI.

Dito isso, entenda o que é Cloud Computing e a sua importância para o mundo corporativo.

O que é Cloud Computing?

Há alguns anos, era comum vermos grandes servidores e estruturas de TI alocados dentro das empresas. Como não havia estrutura para mobilidade, todo trabalho era realizado dentro da própria companhia.

Atualmente, os serviços de Cloud Computing (computação em nuvem) possibilitam que os gestores contratem servidores externos para cuidar dos documentos e dados confidenciais da empresa. A grande vantagem é que, além da segurança fornecida, com as soluções em Cloud os colaboradores podem trabalhar remotamente em seus projetos.

Em síntese, o Cloud Computing substitui grande parte das infraestruturas de TI que antigamente eram custosas e exigiam muita manutenção. 

Hoje, a otimização possibilita novos recursos, acesso aos sistemas a qualquer momento e ajudando também a diminuir os custos da operação.

Como a computação em nuvem contribui para a redução de custos operacionais?

Escalabilidade dos sistemas

De antemão, saiba que os serviços de computação em nuvem podem ser escalados. Ou seja, caso a sua empresa cresça e necessite de soluções mais arrojadas, você poderá fazê-lo sem maiores dificuldades.

Além disso, contratar um serviço que seja escalável sai muito mais barato do que manter servidores fixos. Vamos supor que você precise alocar uma equipe de TI em cada filial da sua empresa para tomar conta dos sistemas 24h por dia. Tal operação exigiria um volume de gastos enorme, ao passo que, com Cloud Computing, essa estrutura não é necessária.

Mobilidade operacional

Conforme falamos no começo do texto, além da redução de custos operacionais, a computação em nuvem permite que seus funcionários consigam trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que se tenha acesso há um dispositivo móvel e internet.

Em outras palavras, caso o usuário esteja em uma viagem de negócios e precise acessar o sistema empresarial no local em que está hospedado, por exemplo, é possível fazê-lo de forma simples com o Cloud Computing.

Elasticidade da TI

A elasticidade possibilita a customização dos serviços contratados, podendo a empresa diminuí-los ou aumentá-los de acordo com a sua necessidade. O mesmo não acontece com os servidores físicos, que ao atingirem sua capacidade total, exigem que a companhia compre outro equipamento.

A elasticidade também auxilia na otimização dos recursos, já que é possível manter uma infraestrutura com menor nível de ociosidade possível.

Segurança da informação

Por fim, a computação em nuvem oferece muito mais proteção aos dados da empresa e dos seus clientes. Com a aprovação da lei no Brasil que exige o mapeamento dos dados pessoais dos clientes em nuvem, esse serviço se tornou ainda mais essencial.

Em suma, para garantir a total segurança dos dados armazenados na nuvem, todas as empresas precisam passar por auditorias, obter certificações e analisar a utilização de protocolos criptografados.

Entenda a redução de custos operacionais em TI com os 5 R’s

Rehost

A princípio, a estratégia rehost, que também é chamada de migração “lift-and-shift”, não exige que sua equipe faça alterações no código, sendo possível transferir seus aplicativos para nuvem com mais agilidade.

Refactor

O refactor pode ser definido como “reempacotamento”, o qual exige que os aplicativos sofram alterações mínimas para ser possível sua conexão junto a plataformas PaaS ou SaaS.

Rearchitect

A principal função do Rearchitect é modificar o código base do aplicativo e a sua funcionalidade, proporcionando uma modernização no mesmo, para que assim sua arquitetura possa ser otimizada e escalada na nuvem.

Rebuild

O Rebuild compreende em desenvolver o aplicativo do completo zero utilizando as tecnologias disponíveis na nuvem.

Replace

O último da lista é o replace (substituir, em inglês), que como o próprio nome já diz, realiza o descarte de um aplicativo existente e passa a usar um software comercial fornecido como um serviço (SaaS).

Por fim, para promover a transformação digital na sua empresa e contar com todos os benefícios provenientes dos serviços em Cloud Computing, entre agora mesmo em nosso site e conheça as nossas soluções.

About Patricia Machado