Skip to main content

Em um mundo de grandes mudanças, entender o que é Machine Learning é essencial. O Vertex AI é uma solução inteligente e flexível que faz parte da plataforma Google Cloud Platform, referência mundial quando o assunto é inovação e tecnologia.

Pensando na importância da Inteligência Artificial para empresas, o Google lançou, em 2021, essa impressionante ferramenta voltada para desenvolvedores e interessados em AI. Para saber como ela funciona e as vantagens que ela oferece, continue a leitura!

O que é Vertex AI?

A solução Vertex AI do Google Cloud Platform visa centralizar e simplificar o trabalho de desenvolvedores, engenheiros e demais profissionais que operam ferramentas de Machine Learning e automação de IA.

O intuito dessa ferramenta é fornecer uma plataforma que torne esse trabalho mais simples e ágil. Para entender melhor, conheça o conceito de outro recurso fundamental:

O que é Machine Learning?

Machine Learning é uma vertente da Inteligência Artificial (IA) que capacita sistemas computacionais a aprimorar seu desempenho na execução de tarefas através da experiência e do processamento de dados.

Essencialmente, é o processo pelo qual um software adquire a habilidade de reconhecer padrões, tomar decisões ou fazer previsões, sem ser explicitamente programado para isso.

Neste campo, os algoritmos são treinados para analisar e interpretar grandes volumes de dados. Eles aprendem com esses dados, identificando padrões ou regularidades que podem ser usados para fazer previsões ou tomar decisões.

Por exemplo, um algoritmo de Machine Learning pode aprender a identificar e-mails fraudulentos analisando milhares de opções, ou pode prever o comportamento do consumidor com base em seu histórico de compras.

Quais são as utilidades do Vertex AI?

O Vertex AI permite a construção, implementação, avaliação, entre outras atividades, de todo o ciclo de desenvolvimento de Machine Learning, em um só lugar.

Nele, um desenvolvedor pode:

  • acessar um conjunto de ferramentas de IA: recursos usados pelo próprio Google, como visão computacional, conversação e dados estruturados e linguagem;
  • implementar aplicativos de IA: a plataforma oferece diversos recursos, como o AutoML, Vertex AI Workbench, Vertex Vizier, Vertex Feature Store, Vertex Experiments, entre outros. Todos são voltados para otimizar a construção, o controle e a implementação de Machine Learning (MLOps);
  • gerenciar seus modelos com confiabilidade: o sistema conta com os recursos Vertex Model Monitoring, Vertex ML Metadata, Vertex Pipelines e Vertex ML Edge Manager para tornar o fluxo de trabalho mais ágil e descomplicar a operação.

Quais são os componentes do Vertex AI?

Para entender como o Vertex AI funciona, precisamos conhecer seus componentes, sendo:

  • treinamento de modelo: modelos podem ser treinados com a ferramenta AutoML ou com a Vertex AI Training, além dos notebooks personalizados, que oferece uma ampla variedade de opções;
  • implantação de modelos para previsão: com o Vertex AI Prediction e o Vertex Pipelines pode-se implementar modelos e criar endpoints, que fornecem as previsões;
  • Feature Store: trata-se de uma ferramenta já amplamente utilizada na qual você pode introduzir, exibir e compartilhar recursos de ML. É aqui que será gerenciada toda a infraestrutura da base e armazenamento desses recursos;
  • Vertex AI Workbench: é uma infraestrutura de computação totalmente gerenciada e escalável para o desenvolvimento de ML, desde a experimentação até a implantação e o gerenciamento e monitoramento de modelos.

Quais são os 4 benefícios do Vertex AI para os negócios?

O Vertex AI, portanto, é uma solução inovadora que pretende suavizar a complexidade de MLOps, tornando o trabalho mais flexível e rápido. Confira quatro de seus principais benefícios:

1. Interface intuitiva

As soluções do Google sempre se destacam pela facilidade do uso. Com a Vertex AI, isso não seria diferente. A ferramente do Machine Learning é conhecida por ser uma tecnologia intrincada, mas a plataforma do Google conta com funcionalidades e layout fáceis de usar, ao mesmo tempo que são relevantes e eficientes.

2. Modelo mais enxuto

Na Vertex ferramentas, é possível criar modelos de IA com menos linhas de códigos ou códigos simplificados. Isso é muito vantajoso para se produzir soluções corporativas mais leves e com menos chances de erros operacionais, além de otimizar o tempo da equipe.

3. Agilidade e produtividade

Todo o ciclo de desenvolvimento pode ser feito na plataforma da Vertex AI mais rápido. O sistema conta com funcionalidades exclusivas e muito simples, elevando a produtividade da equipe e do projeto na sua totalidade.

O próprio sistema já sugere modelos e padrões que podem ser usados no desenvolvimento logo no início do processo.

4. Integração total

O Vertex AI possibilitará que todo o processo de MLOps seja realizado de ponta a ponta em um só lugar.

Isso é incomum, visto que, em geral, desenvolvedores precisam migrar dados e utilizar diversas plataformas. Aqui, tudo é centralizado, desde a inserção de dados, o treinamento até a finalização.

Portanto, o Vertex AI é um ambiente de Machine Learning inovador no qual é possível criar, implementar e gerenciar projetos que usam essa tecnologia de forma fácil e escalável.

Trata-se de um aliado nos negócios, oferecendo mais produtividade e flexibilidade nos seus esforços de tecnologia!

Como o Vertex AI pode ajudar sua empresa?

Esta plataforma permite que as empresas integrem tecnologias de inteligência artificial de forma mais eficiente e eficaz em seus processos e produtos.

Veja algumas maneiras pelas quais o Vertex AI pode ser útil em diferentes setores:

  • finanças: a plataforma pode ser usada para melhorar a análise de risco, detectar fraudes e otimizar operações de investimento;
  • saúde: o Vertex AI pode auxiliar no diagnóstico de doenças, análise de imagens médicas e personalização de tratamentos;
  • varejo: a tecnologia pode ser usada para personalizar a experiência de compra, otimizar a gestão de estoque e melhorar as previsões de demanda;
  • manufatura: o Vertex AI pode melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos, prever falhas de equipamentos e otimizar processos de produção;
  • transporte e logística: o recurso pode ser utilizado para otimizar rotas de entrega, gerenciar frotas e prever a demanda de transporte;
  • agricultura: o Vertex AI pode ajudar na análise de dados de satélite para monitoramento de culturas, previsão de safras e otimização do uso de recursos.

Portanto, a ferramenta do Google que incorpora alta tecnologia do Machine Learning e Inteligência Artificial promete potencializar os resultados dos negócios. Além disso, com o Vertex AI, é possível promover produtividade e escalabilidade.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir os demais artigos no blog da Leega. Assim, você será o primeiro a receber dicas, informações e ficar por dentro das últimas tendências em tecnologia!

About Patricia Machado