O Data Science auxilia as empresas nas suas tomadas de decisões, afinal, com a análise de dados fica mais fácil prever cenários de incerteza e traçar planos de ação eficazes. Mas você sabe qual a relação do Data Science com a computação em nuvem?
Se a resposta for não, fique conosco até o final desse texto, pois é justamente sobre isso que falaremos hoje. Acompanhe!
O que é o Data Science?
A ciência de dados nada mais é do que um conjunto de técnicas utilizadas para obter, armazenar e analisar informações — estejam elas organizadas ou não — que geram valor para a empresa e as ajudam a resolver problemas complexos.
Assim, logo após a obtenção e o armazenamento dos dados, o especialista realiza a checagem desse material, avaliando pontos como sua validade e veracidade. Esta etapa é importante para garantir que os dados sejam precisos e confiáveis e possam ser utilizados para fins de análise e tomada de decisão.
É Importante ressaltar que nem tudo o que foi armazenado na base de dados é analisado. Em vez disso, o profissional se responsabiliza por legitimar a fonte de onde as informações foram retiradas, deixando o trabalho de validação para os algoritmos automatizados, tornando o processo mais eficiente e escalável. Isso faz com que o trabalho seja mais ágil e possa ser realizado em larga escala.
Qual é a importância do Data Science?
Quando o gestor tem informações precisas relacionadas a setores-chave de funcionamento da empresa, as chances das suas decisões serem efetivas são maiores e podem ajudar a identificar tendências e oportunidades que de outra forma poderiam passar despercebidas.
Conforme afirmam especialistas, o mundo está caminhando para se tornar cada vez mais “Data Driven” (orientado por dados). Além disso, o Data Science pode gerar vantagem competitiva e colocar sua empresa à frente da concorrência. Afinal, seu teor analítico permite ao gestor entender o comportamento do seu público e elaborar soluções que atendam à demanda do mercado.
Confira algumas das principais aplicações do Data Science
- Aplicação em texto: algoritmos fazem a tradução dos dados em qualquer idioma e apresentam um resumo sobre o que foi lido;
- aplicação em imagem: da mesma forma, os algoritmos fazem a leitura das imagens que podem auxiliar na busca por criminosos, detecção de doenças, marcação de pontos das instituições etc.
- previsões (Machine Learning): previsão de acessos no site da empresa, volume de vendas, comportamento do usuário etc.
- Business Intelligence: o BI permite mapear informações fundamentais como os pontos de vendas que geram mais receita;
- Customer Intelligence: usada para entender melhor o comportamento dos clientes, suas necessidades e preferências, e para desenvolver soluções personalizadas para atendê-los.
Como a computação em nuvem facilita a ciência de dados?
A computação em nuvem é um serviço contratado sob demanda, em que o acesso a dados e informações se dá remotamente por um dispositivo com acesso à internet. Atualmente, mais de 2,5 quintilhões de bytes são gerados por dia, sendo praticamente impossível arquivá-los em mídias físicas.
Logo, a maneira como as empresas acessam e analisam grandes quantidades de dados atualmente, só é possível graças ao cloud computing. De outro modo, seria preciso que cada empresa investisse em data centers enormes para armazenar essas informações.
Fora isso, a junção da ciência de dados com o cloud computing deu origem a um novo modelo de computação chamado DaaS (Data as a Service), fundamental para gerenciar e analisar dados com inteligência de negócios.
Em quais plataformas é possível usar o Data Science?
As três principais clouds do mercado, AWS, GCP e Azure, oferecem uma ampla gama de serviços e ferramentas de computação em nuvem que podem ser usados para apoiar as atividades relacionadas à Data Science
AWS
Criada pela Amazon em 2006, a Amazon Web Services é uma das principais plataformas de nuvem para Data Science da atualidade.
GCP (Google Cloud Platform)
A plataforma do Google oferece a mesma estrutura utilizada em seus produtos internos para as empresas que contratam esse serviço. Azure
Microsoft Azure
A Azure foi criada em 2010 e é a plataforma de cloud computing da Microsoft, ela conta com vários produtos para análise de dados.
Assim, podemos concluir que o Data Science é fundamental para as empresas que desejam tomar decisões mais precisas e eficazes. Com a análise de dados, é possível prever cenários de incerteza e traçar planos de ação que gerem valor para a empresa.
Mas, para que tudo isso seja possível, é preciso contar com um especialista no assunto, a Leega, está presente no mercado há mais de 20 anos. Acesse nosso site e converse com um de nossos especialistas!