Como já falamos aqui no blog da Leega, os dados são cada vez mais indispensáveis para as empresas de todos os portes e segmentos de atuação. Por isso, o termo data-driven vem se popularizando tanto nos últimos tempos.
Afinal, quem deseja ter uma gestão mais inteligente e estratégica precisa implementar uma cultura de dados, enfatizando sua importância dentro da organização e criando uma conscientização dos profissionais.
Assim, é possível garantir que as informações dos mais diversos setores sejam coletadas, processadas e analisadas para gerar uma empresa data-driven, ou seja, com estratégias e decisões guiadas e orientadas por dados.
Na prática, é o fim de achismos, palpites e de uma gestão que deixa de embasar decisões por sentimentos e opiniões sem análises aprofundadas da própria empresa, da concorrência e do mercado.
Vale destacar que, nos últimos 5 anos, segundo dados do Google Trends, aumentou em 3 vezes o número de buscas pelo termo data-driven.
Portanto, é preciso entender melhor sobre este assunto para colocar em prática na sua empresa e gerar benefícios reais.
Mas o que é data-driven?
Este conceito veio como uma extensão da área de ciência de dados, que utiliza algoritmos e métodos para transformar dados em conhecimento.
Neste sentido, o data-driven no mundo corporativo passou a incorporar ferramentas, como Big Data, Inteligência Artificial, Analytics e Machine Learning, para apoiar os processos de coleta, armazenamento, processamento, interpretação e análise das informações a fim de gerar insights.
A partir desse entendimento, o data-driven une metodologia e ferramentas para orientar os processos organizacionais e até a cultura da empresa por dados. Assim, é possível tomar decisões com base na coleta e análise de informações. O que gera maior capacidade de identificação de oportunidades e descoberta de tendências.
Mas como o data-driven gera esse aumento de resultados com maior lucratividade? São diversos os efeitos positivos gerados, como por exemplo:
- Tomada de decisões mais ágeis e confiáveis
- Elaboração de estratégias mais eficientes
- Maior capacidade de previsão futura
- Potencial elevado de adaptação e reações rápidas às mudanças
- Melhora do planejamento
- Mais facilidade para monitorar os resultados
Como funciona o data-driven aplicado à cultura da empresa
Além de todos os impactos mencionados, uma cultura guiada por dados ajuda a promover maior autonomia da equipe. Uma vez que, no cenário sem informações integradas, disponíveis e aplicadas, a tendência é ter profissionais mais dependentes dos gestores, tornando inclusive os processos mais lentos e burocráticos.
No entanto, ao adotar a cultura de dados, os funcionários podem, a partir de dados confiáveis, executar suas tarefas com maior autonomia, aumentando a produtividade e tomando as próprias decisões, sem depender de outros.
Por isso, é fundamental ter essa visão mais ampla de data-driven aplicado à cultura organizacional e não apenas à gestão, à estratégia ou a algum setor específico. Com esse foco mais amplo e abrangente, é possível ter ainda mais vantagens estruturais no seu negócio, como:
- Maior integração e compartilhamento, facilitando o acesso às informações;
- Otimização de processos em todos os níveis;
- Melhor segmentação de mercado e de público-alvo;
- Maior foco nas necessidades e expectativas dos clientes.
Como implementar o data-driven na prática nas empresas
Como vimos, para usufruir dos benefícios do data-driven, as empresas precisam ir além de adquirir os melhores softwares e incorporá-los à sua rotina, se concentrando também na mudança de mentalidade interna.
É necessário construir uma cultura dentro da empresa para valorizar os dados, modificar a postura dos gestores e colaboradores, e garantir que os líderes promovam o data-driven em todos os níveis.
A partir disso, é possível atuar em algumas frentes para que os dados tragam os resultados esperados. Vamos ver:
1. Objetivos e estratégia
As empresas devem determinar e estruturar os seus objetivos com o uso dos dados. Assim, é possível estabelecer uma cultura e estratégia data-driven, realizando ajustes e melhorias nos processos de coleta, processamento e análise de dados, a fim de otimizar as decisões.
Vale a pena, inclusive, adotar KPIs (indicadores-chave de performance) na sua empresa. O que facilita a análise de dados de acordo com os objetivos.
2. Nova organização empresarial
Como falamos, todas as áreas do negócio, seja marketing, vendas, finanças, TI e até RH, podem aproveitar os insights gerados pelas informações coletadas na operação. Porém, para utilizá-los adequadamente, é preciso adaptar a estrutura organizacional a essa nova mentalidade e cultura baseada em dados.
3. Capacitação da equipe
Para que o data-driven seja assertivo, os colaboradores são essenciais. É fundamental ter profissionais com conhecimentos e capacidades na área de ciência de dados. Com isso, é possível verificar lacunas que precisam ser preenchidas na capacitação da equipe para atuar nos pontos centrais da estratégia de dados.
4. Escolha da parte técnica
As ferramentas usadas para a orientação de dados devem ser definidas de olho no tipo de negócio, objetivos e particularidades de cada empresa. Dessa forma, fica mais fácil desenhar processos de captação e análise de dados, garantindo flexibilidade e escalabilidade, além do melhor aproveitamento das informações.
5. Governança de dados
Por fim, gostaria de falar sobre a importância de a empresa estar em compliance com as legislações de proteção de dados, como a LGPD no Brasil e a GDPR na Europa, se for o caso.
Para cumprir com as regulamentações, é importante adotar boas práticas de governança de dados para manter a qualidade dos dados utilizados, garantindo transparência, segurança e privacidade de informações de usuários.
Conheça a Leega
Para te ajudar com projetos data-driven, conte com um parceiro especializado e qualificado, como a Leega.
Com mais de 20 anos de experiência em soluções de Data Analytics, além de 10 anos de consultoria em soluções de Business Intelligence, Data Integration, Cloud e Analytics, desenvolvemos projetos personalizados para o seu negócio.
Atuamos em diversas áreas, como Data Analytics, Marketing Analytics, Machine Learning, Cloud Migration, Governança de dados, e muito mais, gerando alto valor para sua empresa.
Tenha os melhores processos de coleta, tratamento, armazenamento, integração e análise de dados integrados e de acordo com a sua necessidade.
Entre em contato agora mesmo com nossa equipe.