Skip to main content

A Inteligência Artificial (IA) tem um papel fundamental na transformação digital e é uma tecnologia cada vez mais presente na vida e nos negócios. 

Trata-se de uma inovação com diversas aplicabilidades e que continua expandindo todos os dias, causando ainda mais disrupção. Um de seus principais benefícios é orientar a tomada de decisão.

Neste post, você vai entender como a IA funciona e influencia nas escolhas gerenciais, ajudando empresas a se preparar melhor para as dinâmicas do mercado e ter um processo decisório mais inteligente e eficaz. Acompanhe para saber mais!

Como a IA influencia na tomada de decisão?

A IA é um ramo da tecnologia que se ocupa da criação de máquinas inteligentes, capazes de imitar a inteligência humana e automatizar atividades. Por meio dessa inovação que se desdobram outros segmentos importantes como o Machine Learning e o Deep Learning.

Por conta de sua impressionante capacidade de processar e interpretar dados, sistemas de IA conseguem filtrar e trabalhar com uma quantidade inimaginável de informações, de uma forma que nenhum ser humano poderia fazer.

Consequentemente, esses sistemas conseguem obter conhecimento, gerar insights, prever tendências e enxergar oportunidades e possibilidades que jamais conseguiríamos de outra maneira. Quanto mais conhecimento qualificado, maior embasamento uma pessoa tem para apoiar suas decisões.

Tomadas de decisões empresariais nos dias de hoje se tornaram um processo de alta complexidade. Há muita concorrência, o mercado é extremamente dinâmico e os contextos envolvem rápidas mudanças.

Isso tudo coloca ainda mais pressão em gestores, que precisam dar sua palavra final a respeito de alguma ação com mais confiança e certeza. Um passo em falso pode envolver muitos riscos para o negócio.

É nesse cenário que tecnologias, como IA, são aliadas. Cenários confusos ou nebulosos podem se tornar mais claros por meio da análise de dados, e oportunidades que antes não eram vistas se apresentam mais facilmente.

A IA pode ser implementada nas tomadas de decisão de diversas formas. Existem três categorias que qualificam seu uso e ditam também o quanto a ação humana se envolve no processo. São elas:

  • automação da decisão: sistemas de IA fazem uma série de análises preditivas e prescritivas e tomam a decisão sem interferência humana. Esse método oferece velocidade e escalabilidade, já que todo o processo é automatizado;
  • aumento de decisão: o sistema faz as análises e gera recomendações e possíveis caminhos para a decisão. Aqui, cabe aos humanos fazer a escolha. Nesse formato, existe uma união entre a capacidade da máquina de processar dados de alta complexidade e a destreza humana;
  • apoio à decisão: nessa abordagem, players humanos apenas usam as análises como apoio para as tomadas de decisão, sendo que os sistemas não apontam caminhos. Nesse sentido, cabe aos profissionais envolvidos usar conhecimentos, técnicas e experiências para avaliar informações fornecidas pelo sistema de IA.

Como a IA ajuda as empresas nesse processo?

Contar com o apoio da tecnologia é uma iniciativa que cada vez mais empresas têm adotado. Quando o assunto é o planejamento estratégico e as tomadas de decisão, a IA assume um papel protagonista graças a seu amplo potencial de gerar conhecimento e insights.

Negócios de diferentes segmentos se beneficiam e ganham uma vantagem competitiva ao ter dados como a base de sua estratégia.

Empresas do varejo, por exemplo, usam a IA a seu favor para analisar a fundo o comportamento de clientes e encontrar melhores formas de segmentá-los de acordo com seus perfis.

Desse modo, conseguem criar campanhas, produtos e serviços com maior assertividade e maiores chances de sucesso para elevar vendas.

Na logística, a IA também colabora para tomadas de decisão mais acertadas ao proporcionar mais controle e otimizar a gestão de dados sobre estoque, transporte, fornecedores, demandas do mercado e mais.

Mais do que nunca, tecnologias como a IA assumem um papel de alta relevância nos negócios, dando o suporte necessário para que gestores possam dar seus próximos passos de forma segura e firme.

No mundo competitivo de hoje, apoiar a tomada de decisão em dados e análises confiáveis geradas por IA é uma forma inteligente e eficaz para se posicionar no mercado de modo sólido e estratégico.

Se você gostou do post, aproveite sua visita ao nosso blog e confira outros conteúdos de qualidade como este!

Patricia Machado

About Patricia Machado

Deixe uma resposta