Você já deve ter ouvido, em algum momento, alguém falar sobre o Big Data, certo? Esse conceito nada mais é do que o enorme volume de informações geradas diariamente, especialmente no mundo digital.
Há tempos as empresas perceberam o potencial dessas informações e quanto é possível descobrir sobre o mercado, os clientes, tendências, demandas, insights e outras oportunidades.
Por esse motivo a estratégia de dados se tornou fundamental para o desenvolvimento das empresas. Hoje, os gestores são obrigados a pensar em formas de tornar todo o processo em dados estruturados, que podem ser utilizados a favor do negócio.
Quer saber mais sobre o tema e como uma estratégia de dados contribui para potencializar os resultados? Continue a leitura e descubra!
Afinal, o que é uma estratégia de dados?
Em suma, uma estratégia de dados são as ações e processos que uma empresa adota para gerenciar informações disponíveis, como vão captar, processar, analisar e armazenar dados.
Gerenciar dados tornou-se uma das prioridades de empresas contemporâneas, tanto por uma questão de estratégia e visibilidade como também segurança. Ou seja, instituições precisam adotar processos e ferramentas para administrar o volume de informações geradas de forma otimizada.
A ideia é gerar conhecimento embasado e confiável que permita nortear o planejamento e as tomadas de decisão da empresa.
Por isso, é preciso pensar em formas de estruturar dados e torná-los á acessíveis para as equipes, possibilitando análise de indicadores e geração de relatórios de performance assertivos.
Qual é sua importância?
Uma estratégia de dados é importante por diversos motivos. Com base no conhecimento gerado, empresas têm condições de tomar boas decisões, que asseguram vantagens competitivas, conhecendo melhor seus clientes e possíveis melhorias internas.
Vale ressaltar que esse tipo de estratégia será determinante para o sucesso empresarial, garantindo relevância e sustentabilidade de um negócio.
Quais são as 4 principais vantagens de ter uma estratégia de dados?
Conheça, em detalhes, 4 benefícios que a estratégia de dados proporciona para o seu negócio.
1. Soluciona desafios na gestão de dados
Como comentamos, gerenciar dados hoje é fundamental em qualquer negócio. Ao adotar uma estratégia de dados, com processos, recursos e tecnologias bem definidas, a empresa garante que essas informações preciosas estão sendo processadas e armazenadas de forma segura e eficaz.
2. Otimiza a experiência do cliente
Um dos grandes trunfos da análise de dados é poder captar conhecimento sobre o mercado e sobre o comportamento do cliente. Dessa maneira, fica mais fácil saber mais sobre suas demandas, dificuldades, necessidades e preferências.
Com isso em mente, pode-se desenhar produtos, serviços e atendimento mais personalizados, que atendam diretamente as expectativas do público. Isto é, ao trabalhar com dados, é possível aprimorar a experiência do cliente, reforçando a imagem da marca e a satisfação dos consumidores.
3. Implementa uma cultura de dados na organização
Empresas orientadas por dados são negócios que confiam suas decisões e estratégias a análise de indicadores e métricas, a fim de tomar decisões de forma embasada e com apoio de conhecimento comprovado, em vez de intuição.
Assim, guiados por dados reais e consistentes, essas empresas conseguem inovar e se colocar à frente do mercado, tomando uma atitude proativa diante de oportunidades e tendências.
Por isso, olhar para os dados estrategicamente contribui para a criação dessa cultura na organização, reforçando a importância de um posicionamento analítico.
4. Facilita conformidade regulatória
A gestão de dados se tornou ainda mais importante com a aprovação da LGPD em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Com essa legislação, empresas passaram a ter mais responsabilidade sobre o uso e armazenamento de dados de clientes.
Nesse sentido, ter regras de compliance e prezar pela transparência são obrigações. Logo, instituições que investem em processo e estratégias de dados garantem a conformidade e apostam na segurança, evitando risco e problemas.
Ter uma estratégia de dados sólida é crucial para o desempenho de um negócio em um mercado tão competitivo, no qual visibilidade e conhecimento são essenciais para se colocar à frente da concorrência.
Para isso, conte com a computação na nuvem e especialistas na área para potencializar sua estratégia e otimizar operações de processamento e armazenamento de dados.
Se você gostou deste artigo, achamos que vai adorar saber mais sobre como funciona uma consultoria de dados e seus benefícios!