Conforme conceitos como o Big Data expandem e se consolidam, mais e mais empresas reconhecem o potencial dos dados para as estratégias de negócio. Hoje, mais do que nunca, é essencial estimular uma cultura orientada a dados em uma companhia para ter melhores resultados, potencializar lucros e superar a concorrência.
Neste cenário, surge a demanda por mão de obra mais qualificada e especializada no setor, a fim de assumir a responsabilidade pela área de ciência de dados, que nem sempre é dominada por todos os profissionais em TI. O Chief Data Officer é um desses cargos que se tornou tático para os negócios.
Neste texto, você entenderá quais são as principais atribuições deste profissional e conferir dicas para ser bem sucedido nessa função. Acompanhe a leitura!
Entenda quais são as funções do cargo e sua importância no mercado
Essencialmente, um Chief Data Officer atua como um gestor de dados, uma vez que é sua responsabilidade administrar e planejar os fluxos de captação, gestão, armazenamento, monitoramento e análise dos dados coletados por uma empresa. Assim, esse profissional precisa ser um expert em ciência de dados e entender todos os processos e recursos envolvidos na governança de informações.
Além de ter a atribuição de definir e gerenciar todas as políticas, regras, estruturas e estratégias relacionadas aos dados, essa função é extremamente importante para o mercado hoje, uma vez que é esse profissional que garante que os dados se convertam em ativos e informações relevantes para o negócio.
Confira 7 dicas para ser um Chief Data Officer de sucesso
O cargo de Chief Data Officer é um dos mais estratégicos do mercado se considerarmos o cenário contemporâneo de profunda transformação digital. Por isso, o ideal é que esse profissional esteja sempre alinhado com as melhores práticas para ajudar sua empresa a inovar e se manter à frente das demais
Acompanhe algumas dicas que podem ajudar esses especialistas a entregar mais valor a suas companhias.
1. Estude e maximize a qualidade dos dados
Parte do trabalho de um Chief Data Officer está em estudar padrões e metodologias que possam ajudar a empresa a gerenciar o ciclo de vida do dado da melhor maneira, resultando na qualidade das informações geradas.
2. Tenha domínio de Business Intelligence
Business Intelligence combina a coleta de dados com arquitetura de dados, análises empresariais, implementação de sistemas e infraestrutura e muito mais que permita que os dados gerem conhecimento que seja acessível e que será efetivamente usado pelos colaboradores.
3. Explore o armazenamento de dados e Metadados
Uma das características do Big Data é o gigantesco volume com que dados são gerados. Isso requer estratégias de armazenamento que precisam ser estudadas pelo Chief Data Officer. Metadados, dados que fazem parte da estrutura de outros dados, também precisam ser captados e gerenciados, uma vez que eles contribuem para o entendimento e qualidade da informação gerada.
4. Analise dados não estruturados e Big Data
Dados não estruturados são os que vêm de fontes como fotos, vídeos, redes sociais, e-mails e outros locais, que precisam ser inventariados e refinados para que um formato ideal seja definido. Nesse sentido, caberá ao Chief Data Officer estudar diferentes demandas de armazenamento e determinar que dados não estruturados devem ser coletados.
5. Considere a migração de dados para nuvem
Os serviços de computação na nuvem tem se tornado cada vez mais atraentes como uma opção de armazenamento flexível, econômica e escalável. O gestor de dados deverá avaliar essa migração e como a solução atende as necessidades de performance e compliance da empresa.
6. Acompanhe métricas
O papel fundamental do Chief Data Officer não é somente gerenciar dados, mas garantir que eles estejam disponíveis para o negócio. Isso demanda o acompanhamento de métricas de performance que ajudam a equipe a entender como otimizar os processos da área.
7. Priorize a segurança e a privacidade
Por fim, segurança e privacidade são requisitos indispensáveis quando o assunto é governança de dados, especialmente se considerarmos legislações como a LGPD e as próprias demandas de compliance da empresa. Logo, esses pontos devem ser continuamente reforçados.
Um Chief Data Officer é um profissional chave para o sucesso das empresas modernas. Esse especialista não somente cuida da governança e de operações relacionadas a dados, mas também precisa assegurar que informações e análises estejam a serviço da inovação e da inteligência dos negócios.
Se você gostou do conteúdo, aproveite para seguir as redes sociais da Leega e acompanhar nossas postagens. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube e Twitter.