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A transformação digital que toma conta do mundo e do dia a dia das empresas apresenta uma série de inovações e dinâmicas que toma conta de todos os setores da vida e dos negócios. O surgimento e o aprimoramento de tecnologias, como a computação na nuvem, permitem novos desdobramentos que trazem eficácia e inteligência às empresas, como é o caso do Marketing Cloud.

Com base na tecnologia de Cloud Computing, o Marketing Cloud possibilita a conexão de processos, ferramentas e atividades da área do marketing para potencializar os resultados do setor e a experiência do cliente. Com essa estratégia, os esforços de marketing de uma empresa tendem a render seu máximo potencial.

É por isso que, atualmente, é crucial estruturar processos e rotinas de uma empresa em torno da transformação digital, visto que a tecnologia viabiliza uma série de ganhos e aperfeiçoamentos.

Para saber mais sobre o Marketing Cloud, como o conceito funciona e suas vantagens, continue agora mesmo a leitura deste artigo!

O que é Marketing Cloud?

Como o nome sugere, Marketing Cloud está ligado à computação na nuvem. Cloud Computing é uma tecnologia que permite que processos, dados e recursos sejam armazenados e integrados na nuvem, dispensando a necessidade de armazenamento físico.

Isso viabiliza que tarefas possam ser realizadas de qualquer lugar onde o usuário tenha acesso à internet, agilizando a comunicação e as entregas.

Nesse sentido, o Marketing Cloud nada mais é do que a aplicação dessa tecnologia para as demandas do setor. Isso significa que é possível centralizar dados, campanhas e demais atividades de marketing em um só local.

Essa integração de estratégias e também pessoas é fundamental para elevar a eficiência e a produtividade.

No mais, a tecnologia permite soluções de automação, como análise de dados, disparo de mensagens personalizadas, criação de conteúdo, segmentação, gerenciamento de contatos e muito mais.

Na prática, com o Marketing Cloud, por exemplo, uma equipe pode criar uma campanha e, no mesmo espaço, desenvolver e gerenciar landing pages, leads, conteúdo, fazer o monitoramento dos resultados, além de outras inúmeras ações e configurações.

Tudo isso no mesmo espaço virtual, em que várias outras pessoas da empresa envolvidas podem trabalhar juntas de forma instantânea e colaborativa.

Quais são os principais benefícios do Marketing Cloud?

O Marketing Cloud pode parecer, a princípio, uma solução complexa, mas os benefícios que ele proporciona são imbatíveis.

Gerenciar campanhas e processos de marketing na nuvem torna tudo mais simples e inteligente, permitindo que resultados excedam expectativas.

Conheça as vantagens de implementar essa solução a seguir.

Ganho em escalabilidade

Escalabilidade é um benefício que a tecnologia de computação na nuvem já proporciona em si, possibilitando que empresas consigam dar conta de todas as demandas de forma rápida.

Ao contar com o Marketing Cloud, empresas podem assumir uma alta demanda de trabalho, automatizar processos e fazer mais em menos tempo.

No mais, como o Cloud Computing permite que pessoas acessem os ambientes digitais de qualquer lugar, um negócio pode ter uma ampla equipe cuidando das atividades de marketing, colaborando ao mesmo tempo.

Agilidade no gerenciamento e aplicação de dados

O Marketing Cloud torna a gestão de dados mais flexível. As informações ficam centralizadas no mesmo local e, conforme comentamos, podem ser acessadas de qualquer local ou dispositivo, contanto que o usuário tenha autorização para isso.

Dessa maneira, consultar dados, fazer análises, monitorar resultados ou editar conteúdos são tarefas que podem ser feitas rapidamente e em poucos cliques.

Isso traz mais agilidade, escala e eficiência, viabilizando entregas mais rápidas e um atendimento ao cliente mais efetivo.

Maior integração entre os times

Integração é uma palavra-chave importante quando falamos de Cloud Computing, portanto isso não seria diferente com o Marketing Cloud.

A possibilidade de centralizar tarefas em um só local e de estabelecer uma dinâmica colaborativa do trabalho resulta em uma maior conexão entre equipes e setores em uma empresa. Dessa maneira, não existem gaps de comunicação.

Setores como marketing, vendas, atendimento ao cliente e comunicação interna podem trabalhar juntos em diversas campanhas, o que enriquece os resultados e a troca de ideias. No mais, isso traz agilidade e segurança para as tomadas de decisão.

Aumento de produtividade

Uma das principais vantagens da automação e tecnologias na nuvem é o ganho de tempo. Automatizar tarefas burocráticas e repetitivas permite que profissionais possam fazer mais e se concentrar em atividades estratégicas. Todo esse investimento se reflete no ganho de produtividade.

Segurança da informação

A análise de dados é, hoje, uma atividade crucial para qualquer negócio para realizar avaliações mais profundas e obter insights.

Quando o assunto é marketing, esse uso dos dados se torna ainda mais importante para aprimorar a experiência do usuário, desenvolver conteúdos, campanhas e produtos mais relevantes, segmentar públicos e mais.

No entanto, todo o potencial do Big Data pode ser colocado em risco se não for observada a questão da segurança.

Vazamento de dados de empresas e também clientes é um assunto sério. Com a criação da LGPD, esse tema merece ainda mais cautela.

Com isso em mente, faz ainda mais sentido adotar soluções Marketing Cloud para cuidar das suas estratégias. Com tecnologia de criptografia e controle de acessos, suas informações ficam mais protegidas.

ROI elevado

Por fim, uma ótima vantagem do Marketing Cloud é potencializar o ROI, o retorno sobre o investimento. Isso acontece porque, com o uso da solução, é possível observar ganho de eficiência, produtividade e redução de custos.

Ao migrar para nuvem, os gastos com infraestrutura de TI e com armazenamento físico diminuem significativamente.

Além disso, a empresa pode optar por soluções flexíveis de acordo com sua demanda ou necessidades da sua operação. Isso viabiliza alocação de gastos de forma mais inteligente.

O Marketing Cloud apresenta diversas vantagens para um negócio. No entanto, é preciso dar alguns passos para que a adoção dessa estratégia seja de fato proveitosa para sua empresa.

Para que a migração e implementação para a nuvem seja bem-sucedida e para que suas equipes consigam utilizar todas as ferramentas disponíveis no seu máximo potencial, é importante investir em um processo de aplicação,  treinamento e manutenção correto.

Para tal, conte com um parceiro qualificado e especialista no assunto, como a Leega.

A Leega conta com profissionais preparados e certificados para modernizar sua infraestrutura de TI e implementar tecnologias que vão revolucionar seu negócio.

Parceiro dos principais desenvolvedores de Cloud, a Leega tem o melhor time para realizar a migração para a nuvem, oferecendo soluções para sustentação de ambientes Cloud, infraestrutura, banco de dados e mais.

No caminho para a transformação digital, o Marketing Cloud se apresenta como uma estratégia e uma solução que impulsiona seus esforços de marketing.

Essa tecnologia facilita e aprimora os processos do setor, permitindo entregar mais valor para os clientes e criar campanhas mais assertivas, além de reduzir custos e elevar a produtividade.

Por isso, conte com esse conceito para ter melhores resultados e ganhar uma vantagem competitiva no mercado!

Esse artigo foi útil para você? Se sim, aproveite para conhecer as soluções da Leega e descobrir como podemos te ajudar na implementação de governança de dados!

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