Estamos na era digital, e o armazenamento de dados na nuvem surgiu como uma nova forma de nos relacionarmos com a tecnologia.
Certamente, é algo que veio para ficar, pois essa forma de guardar as informações traz diversos benefícios. Por exemplo, permitir que os colaboradores de uma empresa acessem todos os dados de todos os lugares, por meio de qualquer dispositivo, desde que estejam conectados à internet.
Isso se tornou uma forma excelente de dar continuidade aos negócios, mesmo em um momento de isolamento social, como vivemos na pandemia. Mas esse não é o único benefício.
Então, se você é empreendedor e busca informações para crescer seus negócios tendo a tecnologia como aliada, leia nosso artigo até o final e entenda tudo sobre o armazenamento de dados na nuvem.
O que é armazenamento de dados na nuvem
O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o uso remoto de dados por meio da conectividade da internet. Apesar do nome sugerir que as informações ficam em um local invisível, isso não é verdade.
Tudo fica guardado em enormes data centers (as matrizes de servidores), com fortes regimes de segurança. Uma das grandes vantagens é que a nuvem permite o acesso à infraestrutura, softwares e informações por meio de qualquer dispositivo, desde que esteja conectado à internet.
Como funciona o armazenamento de dados na nuvem
Basicamente, o armazenamento de dados na nuvem funciona com um servidor remoto que conecta os dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Por esse motivo, é possível acessar de qualquer lugar, mesmo que estes dados estejam guardados em outra localidade do planeta.
Para usar esse recurso, a empresa precisa escolher entre três modelos de implantação: nuvem pública, privada ou híbrida.
Tipos de armazenamento em nuvem
Agora, conheceremos mais sobre as características e uso de cada um dos três modelos de implantação.
Armazenamento de objetos
Quando falamos nesse tipo de armazenamento de dados em nuvem, estamos falando de uma arquitetura para guardar um grande volume de dados não estruturados.
Muitas empresas precisam armazenar uma quantidade enorme e crescente de dados, como:
- fotos;
- vídeos;
- machine learning (ML);
- dados de sensores;
- arquivos de áudio;
- outros tipos de conteúdo da Web.
Para isso, é fundamental encontrar formas eficientes e acessíveis de armazenamento.
Os objetos guardam os dados no formato em que chegam e, ao invés de serem organizados em arquivos ou pastas, são mantidos em buckets seguros que oferecem escalabilidade praticamente ilimitada.
Desta forma, é um tipo de solução ideal para criar aplicações modernas do zero, as quais exigem escalabilidade e flexibilidade.
Armazenamento de arquivos
Este é um tipo de armazenamento muito utilizado entre aplicações, pois coloca os dados em uma pasta hierárquica e em formato de arquivo. É também designado por servidor de armazenamento conectado à rede (NAS).
Armazenamento em blocos
Muito utilizado em sistemas de planejamento de recursos ou banco de dados, esse serviço guarda os dados em forma de blocos, e cada bloco tem seu identificador exclusivo para armazenamento e recuperação rápida.
Tipos de nuvem
Vamos entender mais sobre os tipos de nuvem que podem ser utilizadas.
Nuvem pública
Esse é o tipo de computação em nuvem que a maioria das pessoas conhece, em que o usuário apenas é responsável pelo software instalado, e terceiros fazem a manutenção de segurança.
Nesse tipo de nuvem existe um sistema gerenciado por uma organização externa, como Google ou iCloud.
Nuvem privada
Neste modelo de armazenamento de dados em nuvem, o serviço é gerenciado pela própria empresa, e é geralmente utilizado por organizações com uma preocupação grande com segurança de dados e não desejam compartilhar espaço com outros usuários.
Nesse formato, o acesso aos dados é feito por meio de uma rede local (LAN) corporativa ou WAN (Wide Area Network).
Nuvem híbrida
Como o nome já diz, aqui existe uma combinação de nuvem pública e privada. É um excelente modelo para as empresas que desejam ter seu gerenciamento interno dos processos, mas que podem recorrer aos serviços oferecidos por uma nuvem pública quando não há a necessidade de fazer essa administração interna. Certamente este é o modelo de implantação na nuvem mais flexível.
Quais são os requisitos para escolher a plataforma de armazenamento na nuvem
É fundamental ter a garantia de que os dados da sua empresa estejam guardados de forma segura, mas disponíveis quando for necessário acessá-los. Então, é preciso ficar atento a alguns requisitos cruciais na ao considerar o armazenamento de dados em nuvem.
Durabilidade e disponibilidade
Com os dados em nuvem, existe uma maior durabilidade e disponibilidade dos dados, pois eles são guardados de maneira redundante, em vários dispositivos, em um ou mais data centers.
Segurança
Com o uso da nuvem, é possível controlar onde estão os dados, quais são as pessoas que podem acessar e saber o que está sendo consumido em todos os momentos. Os dados são criptografados, tanto os que estão em repouso quanto os em trânsito.
Como usar o armazenamento de dados na nuvem
Agora, vamos falar de algumas formas de você usar o armazenamento de dados na nuvem.
Backup
Ter um backup e a recuperação de desastre é fundamental para proteger os dados. No entanto, contar com essa ferramenta na empresa pode ser um desafio para acompanhar a crescente demanda de capacidade de arquivamento.
Ao usar a solução na nuvem, além do baixo custo, você contará com alta durabilidade e escalabilidade máxima para soluções de backup e recuperação de dados.
Conformidade
Apesar de surgirem dúvidas sobre a regulamentação e conformidade no armazenamento de dados em nuvem, ressaltamos que os controles dessa etapa são projetados para garantir que você possa implantá-los em, praticamente, todas as agências reguladoras do mundo.
Teste e desenvolvimento de softwares
Quando é preciso fazer testes de desenvolvimento de softwares, é preciso muito tempo e, geralmente, custos iniciais de capital bem altos.
Porém, isso pode ser diferente com o armazenamento de dados na nuvem, em que empresas conseguem criar aplicações em tempo recorde ao utilizarem a flexibilidade, a atuação e o baixo custo deste tipo de armazenamento.
Além disso, nesse modelo, é possível pagar conforme o uso, minimizando os problemas provocados pelo gerenciamento e pela escalabilidade.
Migração de dados para a nuvem
Apesar de ser algo bastante atrativo devido à disponibilidade, durabilidade, segurança e baixo custo, usar o armazenamento de dados na nuvem exige que sua equipe de TI tenha especialistas em armazenamento, backup, rede, segurança e conformidade. Isso faz com que a migração de dados seja um desafio para muitas empresas.
Por esse motivo, muitas vezes o ideal é contar com parceiras especializadas nesse serviço, para que o movimento seja feito da melhor forma possível, sem nenhum prejuízo para o negócio.
E você pode contar com as soluções da Leega para te ajudar nessa jornada para a implantação ou migração para as plataformas citadas anteriormente.
Quer saber mais a fundo como fazer isso? Clique aqui e conheça nossas soluções!