Skip to main content

O cloud computing tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por empresas para sediar serviços de tecnologia. 

Não à toa, ter uma infraestrutura na nuvem oferece mais flexibilidade, escalabilidade e uma série de vantagens que tornam o dia a dia de trabalho mais produtivo e inteligente.

Se você se interessa pelo tema e quer saber por que essa é a escolha ideal para o seu negócio, continue a leitura para entender o que é uma infraestrutura cloud, como ela funciona e seus benefícios. Acompanhe!

O que é uma infraestrutura na nuvem e como isso funciona?

O cloud computing é uma tecnologia que possibilita a criação de ambientes e inúmeros serviços sob demanda hospedados em uma plataforma remota, acessada pela internet.

Nesses ambientes, empresas podem desempenhar e gerenciar atividades de TI diversas, como armazenamento, criação de aplicativos, processamento de dados e mais.

Como isso funciona na prática?

Antes de falar como o cloud computing funciona, é importante entender o que é uma infraestrutura de TI.

Uma infraestrutura de TI, envolve tanto hardwares (máquinas, cabos, etc.) e softwares (programas, aplicativos, e outros.) como instalações (ambiente, data center, entre outros.). 

Esse conjunto de elementos possibilita que uma empresa armazene dados, tenha uma rede de compartilhamento e também conte com um sistema de gestão funcionando, por exemplo.

Essa infraestrutura pode ser física (providenciada e mantida pela própria empresa) ou na nuvem. Ao optar por migrar a infraestrutura de TI para nuvem, a empresa conta com uma prestadora de serviços e todos esses recursos que mencionamos são oferecidos de forma virtual.

Assim, a nuvem é um ambiente robusto e completo que permite a instalação de programas, envio, compartilhamento e análise de dados, backup automático e até o uso de máquinas virtuais. Isso oferece muitos ganhos para empresas, que veremos mais em detalhes a seguir.

Quais são os benefícios de investir na infraestrutura cloud?

A computação da nuvem é uma tecnologia inovadora e otimizada que entrega muitas vantagens para usuários e empresas. Vamos mostrar agora quais são as principais delas.

Redução de custos e previsibilidade de caixa

Em primeiro lugar, a instalação e manutenção de uma infraestrutura de TI física são processos que envolvem custos altíssimos. Logo, a possibilidade de reduzir gastos e ter a mesma eficiência na entrega são fatores que aproximam empresas do cloud computing.

Outro ponto atrativo é que, na nuvem, você apenas paga pelos serviços que usa, evitando redundâncias e desperdícios e gerando uma economia significativa.

Elevação da produtividade

O ambiente na nuvem integra setores e pessoas na mesma plataforma, e agiliza a consulta e acesso a dados e documentos. Basicamente, nesse espaço remoto, é possível encontrar uma informação em poucos cliques.

No mais, o compartilhamento também é otimizado, uma vez que equipes podem trabalhar em pastas ou plataformas de maneira integrada. Isso traz mais agilidade para o fluxo das tarefas, sem contar na mobilidade.

Com uma infraestrutura em nuvem, profissionais podem acessar sistemas e documentos a qualquer hora e em qualquer lugar. Com isso, o trabalho remoto e a colaboração se tornam mais produtivos.

Segurança dos dados

A segurança é um fator prioritário em diversas empresas e muitos gestores acham que a nuvem pode não ser um ambiente tão protegido. Contudo, isso não é verdade. 

Plataformas na nuvem permitem a adoção e personalização de políticas e práticas de segurança. Assim, gestores podem configurar uma série de controles de acesso para proteger as informações.

Ademais, prestadoras de serviços, cloud investem pesado em proteção, contando com inúmeras ferramentas atualizadas como firewall, antivírus e outros recursos para identificar e bloquear ataques.

Competitividade no mercado

Com mais produtividade e eficiência, a empresa só tem a ganhar e tem mais chances de se destacar no mercado. 

Plataformas na nuvem oferecem serviços de inteligência artificial, por exemplo, que permitem processamento e análise de dados para apoiar decisões e potencializar ainda mais a performance.

Serviços sob demanda

Como comentamos, em uma infraestrutura cloud os serviços são contratados sob demanda. Isso possibilita flexibilidade e que a empresa possa ganhar escala conforme suas necessidades. 

Logo, dependendo do andamento do negócio, basta adicionar ou reduzir os serviços contratados.

Por que a infraestrutura na nuvem é mais eficiente e segura?

Com o passar dos anos, a infraestrutura na nuvem evoluiu muito, se tornando um ambiente de alta confiabilidade e segurança graças à tecnologia de ponta. Como falamos, uma infraestrutura física demanda altos investimentos, sendo preciso cuidado na manutenção.

Além de contratar profissionais qualificados, é preciso estar de olho para manter estruturas e sistemas atualizados. Isso não é necessário na nuvem, já que os provedores fazem esse trabalho para você.

Logo, além de colocar a empresa em contato direto com a inovação e a alta tecnologia, a infraestrutura na nuvem se torna uma alternativa mais eficiente e produtiva.

Além disso, ela entrega diversas vantagens que permitem que empresas concentrem seus recursos e energia em suas prioridades e objetivos estratégicos.

Se você se interessou por esse modelo, conte com uma parceira especializada para realizar a migração do seu negócio para a nuvem, como a Leega. Conheça nossos serviços e como podemos ajudá-lo nessa transformação!

About Patricia Machado