A Amazon Web Services oferece um serviço de nuvem amplamente utilizado por clientes em todo o mundo, com o objetivo de ajudar empresas a reduzir custos e acelerar a inovação.
Com diversas soluções, a AWS se destaca pela qualidade e eficiência como uma plataforma de serviços de computação em nuvem.
Desse modo, a Amazon Web Services AWS tem uma estrutura robusta e maturidade nesse mercado, com vários diferenciais a seus clientes.
Se você quer saber mais como essa plataforma funciona, continue a leitura e saiba por que escolher a Amazon Web Services. Confira!
O que é Amazon Web Services?
Lançada em 2006, a Amazon Web Services é uma plataforma de serviços de computação em nuvem ofertada pela gigante do comércio eletrônico, a Amazon.com Inc. Ela oferece mais de 200 serviços de data centers, tais como serviços de gerenciamento de banco de dados, hospedagem de site, entrega de conteúdo, DevOps, Machine Learning entre outros.
A AWS é projetada para ajudar empresas a escalar suas operações, reduzir custos e inovar rapidamente, a partir de soluções flexíveis, seguras e altamente escaláveis.
Amplamente utilizada por startups, grandes empresas e até organizações governamentais, a AWS suporta uma infinidade de aplicações, desde hospedagem de sites até análise de big data.
Como funciona a AWS?
A Nuvem AWS opera em 114 zonas de disponibilidade estrategicamente distribuídas em 36 regiões geográficas em todo o mundo.Cada zona de disponibilidade AWS consiste em um local que abriga data centers físicos. Elas estão localizadas em áreas geográficas próximas e interligadas por conexões de rede de baixa latência, garantindo desempenho e confiabilidade.
Os clientes da AWS conseguem implantar máquinas virtuais e replicar dados em diferentes zonas de disponibilidade, a fim de criar uma infraestrutura altamente confiável e resiliente a falhas.
Dessa maneira, os usuários têm acesso a uma infraestrutura de nuvem completa, altamente escalável e confiável que permite que empresas executem aplicativos, serviços e atividades de TI. Tudo isso sem a necessidade de investir em equipamentos físicos.
Atualmente, o portfólio da AWS inclui serviços que abrangem computação em nuvem, bancos de dados, gerenciamento de infraestrutura, desenvolvimento de aplicativos e segurança.
Como funcionam as regiões e zonas de disponibilidade da AWS?
A Amazon Web Service organiza sua infraestrutura global em diferentes partes do mundo, organizados em regiões da AWS, zonas de disponibilidade e zonas locais. Cada região se caracteriza por ser uma área geográfica independente, dentro da qual existem vários locais isolados chamados zonas de disponibilidade.
Essa estrutura permite atender clientes em diversas partes do mundo com segurança e escalabilidade. Bem como distribuir recursos em diferentes Zonas em uma Região, para que os desenvolvedores possam criar arquiteturas altamente resilientes e tolerantes a falhas.
Se uma determinada Zona enfrentar problemas, os recursos podem ser automaticamente redirecionados para outra sem interrupção no serviço.
Por outro lado, as Regiões são projetadas para operarem de forma independente. Por essa razão, os dados não são compartilhados automaticamente entre elas, o que assegura maior controle e segurança. Além disso, os clientes podem escolher a Região que melhor atende às suas necessidades de conformidade, latência ou proximidade.
Já as Zonas de Disponiblidade (Availability Zones) são interligadas por redes de alta velocidade e baixa latência. Cada Zona possui infraestrutura elétrica e de refrigeração independentes para garantir resiliência. Portanto, permitem que os clientes distribuam aplicações e dados para maior tolerância a falhas.
Quais são os serviços da AWS?
A Amazon Web Service é composta por inúmeros serviços e produtos de Cloud Computing, sendo que suas soluções podem ser divididas nas principais categorias macros.
Dessa forma, oferece uma ampla gama de serviços em nuvem, desde armazenamento de dados e processamento até inteligência artificial e segurança.
Abaixo estão os principais serviços da AWS, organizados por categoria. Entenda!
1. Computação
Envolve recursos de computação escaláveis na nuvem para hospedar aplicativos, executar cargas de trabalho específicas e gerenciar sua infraestrutura sem a necessidade de investir em hardware físico.
Ambientes sem servidor também permitem a execução de código em resposta a eventos, proporcionando eficiência e economia.
2. Armazenamento
A capacidade de armazenamento em nuvem da AWS oferece flexibilidade para armazenar e recuperar dados, hospedar sites estáticos e fornecer backend para aplicativos.
Os volumes de armazenamento de blocos garantem a persistência de dados, e serviços de arquivamento de baixo custo são ideais para backup e retenção no longo prazo.
3. Banco de dados
A Amazon Web Service oferece serviços gerenciados para bancos de dados relacionais e NoSQL, para simplificara implantação e o gerenciamento de infraestruturas de banco de dados. Isso proporciona acesso rápido e escalabilidade automática para atender às demandas variáveis.
Dessa forma, a plataforma conta com soluções de data warehouse gerenciadas que facilitam a análise de dados em grande escala.
4. Redes e entrega de conteúdo
A criação de redes personalizadas em ambientes isolados na nuvem permite a construção de infraestruturas adaptadas às necessidades específicas das empresas. Serviços de entrega de conteúdo aceleram a distribuição global de informações e melhoram a experiência do usuário.
5. Análises
Do mesmo modo, as soluções para processamento de Big Data na AWS oferecem estruturas escaláveis para análises avançadas, enquanto a execução de consultas SQL em dados armazenados permite análises interativas de grandes conjuntos de dados.
Saiba como desmistificar a jornada de dados usando os serviços da AWS com este conteúdo!
6. Machine Learning
Plataformas gerenciadas simplificam o treinamento, a implantação e a manutenção de modelos de machine learning, e permitem que empresas incorporem inteligência artificial em seus produtos e serviços.
A Amazon Web Service conta com serviços que integram capacidades de machine learning, como visão computacional e processamento de linguagem natural, abrindo oportunidades para inovação em diversos setores.
7. Segurança, identidade e conformidade
As ferramentas de gerenciamento de acesso da plataforma oferecem controle sobre quem pode acessar recursos na nuvem, para fortalecer a segurança da infraestrutura. Avaliações automatizadas identificam vulnerabilidades em instâncias, enquanto serviços de firewall protegem contra ameaças.
O gerenciamento de chaves de criptografia é essencial para proteger dados sensíveis, e soluções de conformidade ajudam as empresas a atenderem aos requisitos regulatórios.
Quais as aplicações da Amazon Web Services?
A plataforma de computação em nuvem da Amazon Web Services abrange serviços que podem ser aplicados em diferentes setores e para variadas demandas, como:
- armazenamento de dados: usado para backup, recuperação de desastres e hospedagem de sites estáticos, armazenamento de documentos e mais;
- jogos: desenvolvedores de jogos podem aproveitar serviços que oferecem hospedagem de servidores, escalabilidade e gerenciamento eficiente de recursos;
- internet das Coisas (IoT): a plataforma suporta a conectividade de dispositivos IoT e a coleta de dados para análise, para proporcionar uma base sólida para soluções com essa tecnologia;
- desenvolvimento e DevOps: soluções para automação de entrega contínua e implantação facilitam o desenvolvimento e a manutenção de aplicativos, promovendo eficiência operacional.
Motivos para escolher a Amazon Web Services
Segundo o Quadrante Mágico 2024, a AWS é a líder global em para Plataformas Globais de IoT Industrial
Com uma infraestrutura confiável e uma ampla variedade de serviços, possibilita inovação rápida, redução de custos e flexibilidade para atender às demandas do mercado.
Desse modo, conclui-se que a Amazon Web Services é uma plataforma completa. E, entre os principais motivos que fazem da AWS a escolha ideal para transformar seus negócios estão:
Estabelecimento
Conforme comentamos, a Amazon Web Services tem vasta experiência no setor e maturidade. A cada ano, a solução cresce mais e ganha novos adeptos, reforçando seu constante aprimoramento.
Assim, a plataforma continua a inovar e lançar novos serviços e funcionalidades regularmente. Isso permite que as organizações adotem facilmente novas tecnologias e se beneficiem de avanços contínuos na nuvem. Portanto, mantém-se atualizada com as últimas tendências tecnológicas.
Confiabilidade e disponibilidade
A Amazon Web Services é uma plataforma de Cloud Computing inovadora, robusta e completa, com dezenas de recursos que atendem empresas de diversos segmentos e portes. São mais de 100 zonas de disponibilidade e mais de 600 pontos de presença em diferentes regiões e países.
Market Share
Além de um suporte técnico de alta qualidade, que incluem opções premium, a comunidade AWS é ativa e robusta. Isso pois conta com fóruns, documentação extensiva e uma ampla base de conhecimento que facilita a resolução de problemas e o compartilhamento de melhores práticas.
Facilidade de uso
A plataforma tem interface amigável e intuitiva. Dessa forma, alguns serviços e aplicativos úteis são tão fáceis de usar que a pessoa não precisa ter conhecimentos avançados de TI para realizar certos processos.
Além disso, a AWS Marketplace oferece uma ampla seleção de software e serviços de terceiros prontos para uso.
Preço
A Amazon Web Services tem uma estrutura flexível de preços. Esse modelo de pagamento elimina a necessidade de investimentos iniciais significativos e permite uma gestão mais eficiente dos custos operacionais.
Além disso, a transparência na precificação facilita o controle e a otimização dos gastos.
Segurança
A experiência mais uma vez joga a favor da Amazon Web Services, que aprimorou bastante suas estratégias contra hackers. A plataforma se consolidou e investiu em serviços e configurações proativos de segurança, que podem ser padronizados pelo usuário.
Dessa forma, a empresa proporciona uma infraestrutura robusta em conformidade com os padrões legais. Recursos como AWS Identity and Access Management (IAM), criptografia e monitoramento avançado contribuem para a proteção dos dados e da infraestrutura.
Flexibilidade
A AWS oferece uma variedade impressionante de serviços que atendem a uma ampla gama de necessidades. Com isso, empresas podem construir soluções personalizadas de acordo com suas exigências específicas.
Portanto, arquiteturas na nuvem conseguem ser adaptadas de forma dinâmica, bem como permitem ajustes rápidos e eficientes para atender às mudanças nas demandas do negócio.
A flexibilidade oferecida pela AWS possibilita a criação e adaptação de infraestruturas de TI conforme as necessidades em evolução.
Escalabilidade
A AWS fornece uma infraestrutura altamente escalável, para que as empresas dimensionem seus recursos conforme o crescimento do negócio.
Ou seja, caso estejam lidando com picos de tráfego em aplicativos web, expansão de capacidade de armazenamento ou aumento de carga de trabalho computacional, é possível se planejar para atender essa demanda pontual graças à escalabilidade da plataforma.
Essa capacidade de dimensionar recursos é feita de forma rápida e automática, sem a necessidade de provisionamento manual. Isso permite que as empresas respondam ágeis às mudanças nas condições do mercado e suas necessidades operacionais, garantindo eficiência operacional e desempenho consistente.
Conte com Leega na implementação da Amazon Web Services!
A Leega tem parceria com a Amazon Web Service Cloud para criar soluções e serviços eficientes para os seus clientes.
Isso significa que garantimos todos os benefícios que a AWS tem a oferecer, acelerando a jornada das empresas para a nuvem e realizando as integrações necessárias para o armazenamento de dados, backups, restaurações e muito mais.
Dentre os serviços da AWS que oferecemos, destacamos:
AmazonDynamoDB
Um banco de dados NoSQL que oferece um desempenho consistente, escalável e de baixa latência, adequado para aplicativos que exigem acesso rápido a dados, independentemente da escala.
Amazon EMR
Essa plataforma de Big Data na nuvem facilita o processamento de grandes volumes de dados a partir de frameworks como Apache Spark e Apache Hive. Apresenta alta escalabilidade e fácil provisionamento, e permite o processamento eficiente de grandes conjuntos de dados.
AWS Lambda
O AWS Lambda é um serviço de computação que possibilita a execução de código sem a necessidade de provisionar ou gerenciar servidores para uma abordagem serverless. Ele escala automaticamente em resposta ao tráfego, garantindo recursos adequados para a carga de trabalho.
Ao contar com uma consultoria especializada, como a Leega, sua empresa ganha o apoio de especialistas em migração para a AWS, com conhecimento aprofundado dos serviços e das melhores práticas da plataforma. Além de certificar-se de que a infraestrutura seja otimizada para atender às necessidades específicas da organização.
Dessa forma, você garante o retorno do seu investimento ao poder extrair o máximo de potencial dos serviços contratados com a AWS, além de garantir a segurança da migração.
A flexibilidade e abrangência da Amazon Web Services possibilitam inúmeras aplicações em diversos setores, desde iniciativas simples até implementações complexas corporativas. Conte com essa poderosa estrutura para potencializar seu negócio!
Se você se interessou por essa solução, conheça as soluções da Leega a fundo e faça a transformação digital acontecer no seu negócio!