A transformação digital vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, e as soluções em cloud computing têm colaborado fortemente na inovação das atividades empresariais. O Microsoft Azure é um exemplo de plataforma de nuvem que torna os processos menos complicados e mais intuitivos.
Ela oferece ampla coleção de serviços, incluindo PaaS e IaaS, bem como funcionalidades de serviços de bancos de dados gerenciados. Dito isso, hoje falaremos sobre tudo que você precisa saber a respeito do Microsoft Azure, além de dedicarmos alguns tópicos explicando o que é cloud computing e o seu modo de funcionamento. Acompanhe!
O que é Cloud Computing?
Para falarmos sobre o Microsoft Azure, primeiro, precisamos explicar o que é a computação em nuvem. O cloud computing é a disposição de uma série de recursos de sistema de computador que ocorre sob demanda.
Assim, esse modelo de sistema está principalmente ligado ao armazenamento de dados e capacidade de computação.
Por exemplo: há alguns anos, até mesmo para realizar atividades simples, como editar um texto, você precisaria de um software instalado no seu PC a fim de concluir essa tarefa.
Atualmente, isso não é mais necessário, já que existe a possibilidade dessas atividades serem realizadas direto na nuvem, sem você precisar realizar o gerenciamento ativo do sistema.
Para ilustrar o exemplo acima de forma básica, uma pessoa que deseja editar seus textos pelo seu próprio computador, pode escolher fazê-lo diretamente no Microsoft (por ser um blog Azure/Microsoft) ou Word, por exemplo, que também esta disponível no One Drive.
Outro ponto importante a ser destacado é que por ser um serviço oferecido sob demanda. Isso significa que invariavelmente o custo final sairá mais barato do que se fosse necessário adquirir um servidor físico.
Agora que ficou um pouco mais claro o que é computação em nuvem, veja alguns dos benefícios oferecidos por esse modelo de armazenamento.
Sistema estável
Empresas que oferecem esse tipo de serviço geralmente tem servidores com alta capacidade de armazenamento.
Além disso, são servidores de qualidade superior e extremamente estáveis, com sistema de backup e estruturas bastante arrojadas.
Mobilidade para os funcionários
Desde que seus funcionários tenham acesso à internet e tenham acesso a um computador ou algum tipo de dispositivo móvel, eles poderão trabalhar de qualquer lugar, fazendo com que a rotina fique mais dinâmica e menos maçante.
Incluir texto com referência sobre certificações(AZ-900)
Equipe mais produtiva
O cloud computing possibilita que uma equipe inteira de trabalho exerça qualquer atividade de forma simultânea e sincronizada.
Isso acontece porque quando alguém salva um arquivo ou algum tipo de progresso referente a um projeto específico, todas as pessoas com acesso à nuvem terão visão desse conteúdo.
Dessa forma, ao invés de se dirigir até a pessoa a fim de pedir informações sobre determinada atividade, basta acessar o documento salvo na nuvem e visualizar as alterações realizadas.
Quais são os 4 tipos de nuvem e como elas funcionam?
De antemão, existem 4 modelos de nuvem dos quais você precisa ter conhecimento, são eles: comunidade, pública, privada e híbrida. A seguir, acompanhe a explicação de cada um deles:
Comunidade
Quando nos referimos a essa forma de nuvem, estamos falando de um modelo compartilhado por um grupo de organizações que possuem interesses em comum (missão, política, jurisdição etc).
Além disso, sua administração pode se dar pela própria empresa ou ainda por terceiros, podendo sua infraestrutura ser interna ou externa.
Nuvem pública
Nesse modelo, um provedor de serviços em cloud disponibiliza recursos de computação (incluindo aplicativos SaaS, máquinas virtuais (VMs) individuais, hardware de computação bare metal, infraestruturas de grau corporativo completas e plataformas de desenvolvimento) para usuários por meio da internet pública.
Desse modo, o acesso a esses recursos pode ser fornecido gratuitamente ou, pode ser vendido, dependendo da forma que o serviço foi contratado.
Nuvem privada
A princípio, a nuvem privada é uma infraestrutura de TI projetada para atender um único cliente. Além disso, esse tipo de nuvem combina muitos dos benefícios da computação em nuvem, como elasticidade, escalabilidade e facilidade de entrega de serviço, com o controle de acesso, a segurança e a customização de recursos da infraestrutura on-premises.
Por fim, embora uma nuvem privada fique geralmente hospedada on-premises no data center do cliente. Vale lembrar que ela também pode ser hospedada em uma infraestrutura de provedor de cloud independente, ou criada em infraestrutura alugada hospedada em um data center externo.
Nuvem híbrida
Por último, temos a nuvem híbrida, que nada mais é do que a combinação de ambientes de nuvem pública e privada. Em suma, a nuvem híbrida é responsável pela junção dos serviços de nuvem privada e pública, formando assim um ambiente flexível e apto a atender todas as demandas e cargas de trabalho da empresa.
O que é o Microsoft Azure?
O Microsoft Azure, em suma, é a plataforma de nuvem híbrida da Microsoft. Por definição, ele concentra toda a infraestrutura de cloud computing da empresa, incluindo os seus produtos, serviços e aplicativos.
Atualmente, o serviço concentra toda a plataforma de nuvem da Microsoft – desde a infraestrutura de cloud computing para hospedar sistemas empresariais até ferramentas e recursos que expandem a capacidade produtiva de negócios em todos os setores.
Por fim, para ter acesso a essa ferramenta, basta se vincular a um dos planos de assinatura oferecidos pela empresa e para ter seus data centers espalhados pelo mundo afora.
Para que serve o Azure?
O Microsoft Azure se mostra essencial para a sua empresa, uma vez que ele une a infraestrutura necessária para rodar seu sistema empresarial (computação, armazenamento, lógica, gestão financeira etc) junto às ferramentas necessárias para transformar esse poder em produtividade.
Devido sua capacidade ao lidar com Big data, Data Mining e Data Lake, diversas oportunidades relacionadas a Business Intelligence se tornam mais viáveis, tanto no atendimento ao cliente quanto na otimização de custos e gestão financeira da empresa.
Por fim, a ferramenta foi desenvolvida visando cumprir diversas funções, como por exemplo:
- desenvolvimento e implementação de apps;
- migração de aplicativos, servidores e bancos de dados para a nuvem da Microsoft;
- otimizar o trabalho em conjunto entre diferentes setores através da computação de alto desempenho (HPC);
- backup e recuperação de desastres;
- entre muitas outras.
Como o Microsoft Azure funciona?
Primeiramente, a infraestrutura de nuvem do Microsoft Azure oferece planos pós e pré-pago, ficando à critério do cliente o valor a ser investido. Além disso, o sistema opera em dois modelos diferentes: PaaS e IaaS.
Microsoft Azure: IaaS
Em síntese, toda a infraestrutura é administrada pelo Microsoft Azure, o que por sua vez diminui os gastos com a compra e administração de servidores físicos. Nesse sentido, o usuário fica apenas encarregado de configurar o software (incluindo a compra e instalação).
Abaixo, veja alguns dos seus principais usos:
- hospedagem de sites com menor custo;
- computação de alto desempenho (HPC);
- instalação de ambientes de testes e desenvolvimento, que também podem ser desmontados com facilidade;
- armazenamento e gerenciamento de backup;
- análise de Big Data;
- suporte a aplicativos web.
Microsoft Azure: PaaS
De antemão, o modelo PaaS simplifica ainda mais a vida do usuário, já que ele inclui todos os recursos de IaaS, além de criar um ambiente propício para o desenvolvimento e a administração dos aplicativos na nuvem.
Em outras palavras, o usuário só precisa se preocupar em gerenciar os apps que desenvolveu, deixando o resto por conta do provedor.
Por fim, dentre as suas possibilidades de uso, podemos citar:
- estrutura completa de desenvolvimento de aplicativos;
- ferramentas de análise ou BI;
- aperfeiçoamento de apps no geral.
Confira a lista dos principais serviços da plataforma
- Máquinas virtuais;
- gerenciamento de rede;
- aplicações em nuvem;
- armazenamento e backup;
- StorSimple;
- automação de serviços e processos em nuvem;
- streaming;
- contêineres;
- banco de dados SQL e análise de dados com IA;
- Machine Learning;
- Internet das Coisas e gateway VPN.
Deixe a Leega ser a sua solução na hora de implementar o Microsoft Azure na sua empresa
A Leega é uma empresa de outsourcing com mais de 20 anos de experiência no mercado, com profissionais especialistas na implementação de plataformas como o Microsoft Azure em diversas companhias Brasil afora.
Dessa forma, para saber mais sobre os serviços e as soluções oferecidas pelo Microsoft Azure, não perca tempo e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.