Quais as vantagens de implementar o analytics no varejo? A adoção de estratégias inovadoras já não é mais uma opção para as empresas: é essencial para aquelas organizações que pretendem se manter competitivas no mercado e disparar na frente de suas concorrentes.
Com a transformação digital, que teve uma aceleração considerável devido ao isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, as empresas de varejo se tornaram ainda mais competitivas, e o Analytics no varejo tem se mostrado uma ótima aposta nesse sentido.
Essa tecnologia consiste em absorver e analisar os dados mais relevantes da organização e, a partir disso, criar mais oportunidades de crescimento ao negócio. Mas antes de mais nada, vamos entender mais sobre o conceito de Data Analytics e como ele pode ser útil na sua empresa do setor de varejo? Acompanhe!
O que é o Data Analytics?
Antes de entrar a fundo neste assunto, vamos entender na prática o que é e como funciona o Data Analytics. Trata-se de analisar grandes quantidades de dados coletados nos processos das empresas, seja na gestão financeira, vendas, estoque, clientes, pessoas, entre outros.
A partir daí, são implementados métodos estatísticos e ferramentas para fazer com o que esses dados mostrem cenários, situações e panoramas de negócios. Dessa maneira, se torna possível tirar conclusões.
Quais são as vantagens de usar o Analytics no varejo?
Saber exatamente os desejos do consumidor, o que o desagrada e demais sensações por ele experimentadas no contato com a marca é bem mais efetivo que, simplesmente, fazer deduções sobre tudo isso, concorda?
São muitas as finalidades e vantagens de utilizar os dados nas empresas, como por exemplo:
– Proximidade com o público;
– Maior exatidão na escolha do preço;
– Aumento na capacidade de tomar decisões estratégicas;
– Identificação de gargalos internos e potenciais melhorias nos processos;
– Monitoramento dos gastos, identificando despesas desnecessárias e gerando economia;
– Observação de indicadores econômicos para obter maior lucratividade nas operações;
– Verificação de novas oportunidades de negócios, com análise interna, da concorrência e do mercado;
– Análise da satisfação dos clientes para melhorar sua experiência e gerar mais vendas;
– Atração e fidelização dos clientes
– Avaliação dos indicadores de produtividade e performance da equipe para o desenvolvimento de talentos;
– Previsões e tendências;
– Antecipação de tendências.
Conte com uma empresa especializada em Data Analytics
Para obter os melhores resultados na análise de dados e na geração de insights para o seu negócio, conheça a Leega, uma empresa especializada em Data Analytics.
Com mais de 20 anos de experiência em soluções de Data Analytics, além de 12 anos de consultoria em soluções de Business Intelligence, Data Integration, Cloud e Analytics, contamos com profissionais altamente qualificados e parcerias estratégicas, como com o Google Cloud, Microsoft Azure e AWS.
Com o foco em desenvolver projetos personalizados para as suas necessidades, nós, da Leega, entendemos o que você precisa e criamos uma solução ideal para você.
Oferecemos uma ampla gama de projetos de TI, como Data Analytics, Marketing Analytics, Machine Learning, e muito mais, com serviços de alta qualidade.
Quer saber mais detalhes de como podemos ajudar seu negócio? Entre em contato com a gente!