Skip to main content

Quem trabalha com gestão e processos nas empresas, certamente conhece a importância da cultura data-driven nas corporações e os benefícios que ferramentas de análise de dados proporcionam.

Em um mercado competitivo e em cenários mais complexos, ter informação qualificada para tomar decisões efetivas e seguras coloca qualquer negócio à frente dos demais.

O data analytics, por exemplo, permite analisar um grande volume de dados disponíveis. A ideia é obter insights e conhecimentos valiosos para serem usados a favor do negócio. Com essas informações, as organizações têm condições de tomarem decisões mais acertadas e anteciparem problemas, riscos e até mesmo identificar oportunidades.

Neste texto, você entenderá como funciona, qual a importância e como implementar esse processo na sua empresa para começar a garantir os benefícios dessa prática. Acompanhe!

O que é análise de dados?

A análise de dados é um conjunto de técnicas, estratégias e ferramentas aplicadas para avaliar e refinar informações coletadas de diferentes fontes. Seu principal objetivo é extrair conhecimentos úteis e percepções que possam ser usados em diversas áreas em um negócio, como tomadas de decisão, planejamento etc.

Os benefícios dessa técnica fazem com que a análise de dados seja amplamente utilizada em vários campos, como finanças, saúde, varejo, marketing, ciência da computação, telecomunicações, logística, negócios e muitos outros.

O uso de dados modifica como as empresas desenham suas estratégias e gerenciam processos, uma vez que eles entregam conhecimento que tornam as decisões mais certeiras e precisas.

Por isso, essa prática é indispensável nas empresas modernas, uma vez que contribui significativamente para a melhora dos resultados e fornece conhecimento valioso em tempo real.

Os diferentes tipos de análise de dados

Com base em seu conceito fundamental, é importante saber que existem quatro tipos principais de análise de dados. Vamos conhecê-los.

Análise descritiva

É um tipo de análise que apresenta dados e resultados como eles são. Exemplos desse tipo de análise incluem:

  • relatórios;
  • controle de clientes;
  • avaliações de métricas.

Análise preditiva

Essa análise dá um passo além de apenas descrever resultados e mostra, com apoio de algoritmos e outras técnicas, possíveis cenários futuros com base em padrões e probabilidade. 

Por exemplo, ela pode mostrar que, se o mercado digital continuar aquecido, determinadas situações e contextos correlacionados podem ocorrer.

Análise prescritiva

A análise prescritiva tem em vista continuar o trabalho iniciado pela preditiva e realizar projeções, considerando as possibilidades encontradas na análise anterior. 

Assim, com o uso de tecnologias como inteligência artificial, esse modelo aponta sugestões e apresenta possíveis riscos, tendências e outros aspectos.

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica faz um mapeamento de um cenário, mas diferentemente da descritiva — que apenas apresenta —, essa aprofunda certas situações, estabelecendo uma relação de causa e efeito sobre a probabilidade dos eventos.

Qual é a importância da análise de dados?

A análise de dados é fundamental para assumir uma postura proativa e conquistar uma vantagem competitiva. Por meio do processamento de um alto volume de dados, com auxílio da tecnologia, empresas conseguem identificar uma série de informações ricas sobre: o perfil do cliente, tendências de mercado e oportunidades não exploradas.

Da mesma forma, é possível apontar riscos e problemas em potencial, podendo se antecipar a crises. Todo esse conhecimento estruturado se reverte em vantagens para tornar processos mais eficientes, lucrativos e inteligentes.

Com isso, a empresa tem operações mais econômicas, rápidas e aprimoradas, além da chance de desenvolver produtos e serviços que atendam, de forma mais certeira, as necessidades e dores dos clientes.

Quais são os principais benefícios da análise de dados?

Detalharemos, a seguir, as vantagens da análise de dados.

Antecipar demandas e tendências

O trabalho da análise de dados é proativo. Ou seja, por meio de uma gestão eficiente de dados, uma empresa pode conhecer, de antemão, os desejos e necessidades de seus consumidores. 

Com isso, os profissionais têm a chance de entender a jornada do cliente e pensar em formas de otimizar cada etapa.

Criar produtos e serviços mais relevantes

Por meio do conhecimento entregue pelos dados, as empresas podem acessar o que os clientes realmente precisam: suas dores, dificuldades e desejos

Isso pode ser revertido na elaboração de novos produtos e serviços realmente efetivos e direcionados, com maiores chances de aceitação pelo público.

Reduzir riscos

Além de mapear tendências, a análise de dados pode mostrar mais sobre:

  • cenários não muito favoráveis;
  • riscos em potencial;
  • ameaças;
  • fraquezas do negócio.

Isso confere à empresa a possibilidade de se preparar, reverter problemas, corrigir erros e mitigar riscos.

Melhorar a experiência do cliente

Vivemos em uma era em que o consumidor moderno demanda extrema personalização do atendimento e da entrega de serviços. 

Isso é possível com o suporte de dados, que monitora resultados sobre os hábitos do consumidor e ajuda profissionais a desenhar interações cada vez mais relevantes e com alto valor agregado para o público.

Como a computação em nuvem pode ajudar a otimizar a análise de dados?

Quando falamos de análise de dados, é importante dar um passo atrás e entender quais são, de fato, esses dados usados nas empresas.

Atualmente, existe uma quantidade avassaladora de dados sendo gerados a todo momento. Essa realidade deu origem ao conceito de Big Data

Trata-se do enorme volume de informações disponíveis na internet, em sistemas, plataformas, redes sociais e nas mais variadas fontes, que podem ser apresentados em formato de texto, imagens, vídeos etc

Como é de se imaginar, gerenciar um volume impressionante de dados e extrair informações relevantes para seu negócio são um dos principais desafios desse setor.

É preciso contar com uma infraestrutura de TI robusta e otimizada, capaz de armazenar altas quantidades de dados, centralizar informações e automatizar análises de forma rápida e eficiente.

Além disso, não podemos esquecer da segurança, pois é preciso proteger dados contra ataque e vazamento. Logo, empresas se encontram em um lugar em que precisam investir em um aparato de TI com servidores, data centers e recursos complexos para lidar com dados, gerar análises e poder extrair seus benefícios.

Contudo, além da complexidade, isso gera altos custos para um negócio. Uma solução para esse dilema é a computação na nuvem. Ecossistemas de cloud computing permitem sediar toda uma infraestrutura de TI de alto desempenho em servidores remotos.

Além de contar com armazenamento praticamente ilimitado, servidores na nuvem oferecem para empresas ferramentas de análises de dados modernas e seguras, que processam milhares de dados sem segundas e entregam resultados de forma confiável e inteligível para equipes.

Dessa maneira, com a computação na nuvem, os dados se tornam mais acessíveis e menos onerosos.

Como fazer uma análise de dados eficiente?

Como vimos, a análise de dados é uma prática extremamente vantajosa para um negócio, independentemente do seu segmento ou tamanho.

Com a aceleração da transformação digital, praticamente todas as empresas precisam gerenciar dados de alguma forma. Para fazer isso de forma inteligente e efetiva, acompanhe nossas dicas a seguir!

Planeje e defina o foco da sua análise de dados

O volume de dados disponíveis hoje é gigantesco. Logo, se planejar e saber o que analisar deve ser o primeiro passo para construir um processo objetivo e eficaz.

Desse modo, faça um planejamento e pense nas perguntas e dúvidas que você deseja que os dados respondam. A ideia é buscar orientação nos dados de forma certeira e focada. Assim, você consegue extrair o máximo da análise e não gera desperdício ou perda de tempo.

Pense nas métricas que serão usadas

Analisar indicadores é uma boa ideia para acompanhar resultados de forma precisa e ter boas visões. Contudo, é preciso defini-los antes e não cair na armadilha de tentar avaliar indicadores em excesso. Lembre-se de manter o foco nos objetivos da análise.

Selecione as fontes de dados

Nem todo dado pode ser válido para sua empresa. Ao fazer uma análise, é preciso indicar de onde virão as informações. Assim, selecione fontes que sejam potencialmente relevantes para seus objetivos, como históricos de vendas, cadastros internos, CRM etc.

Escolha a ferramenta ideal para realizar a análise de dados

Como é possível imaginar, o trabalho humano não consegue acompanhar a rapidez com que dados são gerados e coletados. Por isso, empresas precisam contar com a tecnologia e ferramentas que realizem os processamento e as análises em escala, com rapidez e eficiência, gerando relatórios acessíveis e compreensíveis para diferentes profissionais.

Desse jeito, você garante que os dados estão sendo de fato aplicados para guiar decisões corporativas importantes e gerar conhecimento valioso e significativo para equipes de vendas, marketing, atendimento ao cliente, entre outros.

A análise de dados é um dos temas mais importantes no cenário de tecnologia e Big Data atualmente. Na era da informação, os dados são ouro e podem realmente entregar conhecimentos e insights valiosos capazes de transformar como um negócio funciona e alavancar seus resultados.

Para tirar o máximo de proveito dessa inovação, conte com um parceiro para uma análise eficiente! Independentemente da sua escolha, é preciso considerar as necessidades do seu negócio e procurar parceiros de qualidade para auxiliá-lo nesse processo.

Nesse ponto, conte com a experiência da Leega para implementar soluções que vão gerar resultados para sua empresa.

A Leega é especializada em soluções de data analytics para negócios, o que proporciona uma grande vantagem competitiva. Pois, por meio de dados precisos sobre clientes e o mercado, os gestores podem tomar decisões mais assertivas e entender melhor suas forças e fraquezas.

Em suma, o conhecimento provido pelos dados é crucial para inovação e para gerar ideais verdadeiramente disruptivas.

Ficou interessado e quer implementar a transformação digital no seu negócio? Clique aqui para conhecer as soluções da Leega e como podemos ajudá-lo a atingir seus objetivos!

About Patricia Machado