O avanço da tecnologia trouxe mudanças profundas no cenário corporativo, incluindo novos modelos de negócios e profissões. Hoje, é comum que empresas tenham um analista, cientista ou engenheiro de dados em suas equipes.
Esses profissionais, embora todos lidem com dados, possuem funções e responsabilidades distintas. Compreender as diferenças entre essas três carreiras é fundamental para empresas que buscam maximizar suas operações.
Neste artigo, você entenderá as diferentes características e especificidades de cada uma dessas funções e compreenderá também a formação necessária para ter sucesso nessa área. Acompanhe!
Qual é o papel do analista de dados?
O analista de dados é o profissional responsável por transformar dados brutos em informações acionáveis que servem de base para as estratégias empresariais. Em geral, essa pessoa atua em todo o processo de coleta, preparação e interpretação de dados.
Quais são suas principais habilidades e responsabilidades?
As principais responsabilidades de um analista de dados incluem:
- coleta e limpeza de dados, assegurando que eles sejam precisos, completos e prontos para análise;
- análise de dados, com o uso de ferramentas para identificar padrões, tendências e insights;
- relatórios e visualização de dados, como dashboards interativos que facilitam a compreensão dos insights por parte de todos os stakeholders.
Qual é a função de um cientista de dados?
O cientista de dados desempenha um papel central na extração de insights a partir de grandes volumes de dados complexos. Este profissional combina habilidades técnicas de estatística e programação com conhecimento de negócios e visão estratégica.
Quais são suas principais habilidades e responsabilidades?
O cientista de dados estuda várias técnicas e métodos avançados, como machine learning, estatística e outros conhecimentos relacionados à matemática e computação para extrair o máximo de dados e contribuir com o direcionamento do negócio.
Sendo assim, esse profissional de TI concentra funções e habilidades como:
- desenvolvimento de modelos preditivos e análise estatística;
- programação e automação — o cientista de dados escreve scripts e cria algoritmos que automatizam processos de análise de dados;
- pesquisa e desenvolvimento, o que inclui explorar novas técnicas e ferramentas que podem aumentar a eficiência e a precisão de suas análises.
Assim como o analista de dados, o cientista de dados também trabalha para otimizar a visualização e comunicação de dados, além de atuar em colaboração com outros setores e pessoas dentro da organização.
O que faz um engenheiro de dados?
O engenheiro de dados é o profissional responsável pelo ecossistema de dados de uma empresa, construindo e gerenciando a infraestrutura que permite a coleta, armazenamento, processamento e disponibilização de grandes volumes de dados.
Quais são suas principais habilidades e responsabilidades?
Cabe ao engenheiro de dados ter experiência e conhecimento para se concentrar no:
- desenvolvimento de pipelines de dados;
- gerenciamento de bancos de dados;
- integração de dados provenientes de diversas fontes;
- projeto e implementação da arquitetura de dados da organização, definindo como os dados serão armazenados, acessados e gerenciados;
- gestão da qualidade e governança de dados.
O engenheiro de dados também gerencia a escalabilidade dos sistemas para lidar com volumes crescentes de dados e com a otimização do desempenho para garantir que as consultas e processos sejam executados de forma eficiente e em larga escala.
Qual é a diferença entre analista, cientista e engenheiro de dados?
Resumidamente, as diferenças entre a atuação de analistas, cientistas e engenheiros de dados são:
- Analista de dados: foco na interpretação, análise e visualização de dados para apoiar a tomada de decisões;
- Cientista de dados: mais centrado na criação de modelos preditivos, adoção de tecnologia avançada e na exploração de dados complexos para descobrir insights profundos;
- Engenheiro de dados: atua na construção e manutenção da infraestrutura necessária para viabilizar a coleta, armazenamento e processamento de grandes volumes de dados.
Qual a formação necessária para desenvolver uma carreira no campo de dados?
Desenvolver uma carreira no campo de dados requer uma formação que combine estudos acadêmicos e desenvolvimento de habilidades técnicas com experiência prática.
Para se tornar analista, cientista ou engenheiro de dados, os interessados devem se preparar para estudar disciplinas como engenharia, ciência da computação, matemática, estatística e mais. Conhecimentos de programação e inteligência de negócios também são úteis e servem como uma importante base.
Atualmente, existem diversos cursos, desde os de graduação até os de extensão online, para formar analistas, cientistas e engenheiros de dados, incluindo programas atualizados e alinhados com os objetivos do mercado, como o Leega Academy.
O Leega Academy é uma iniciativa da Leega, expert em serviços de tecnologia, que desenvolveu trilhas de aprendizado otimizadas que unem aulas de hard skills e soft skills alinhadas às demandas e inovações do cenário atual para formar os analistas, cientistas ou engenheiros de dados mais bem preparados do mercado. Conheça mais detalhes sobre cada curso!