Como gerar inteligência de negócios por meio da gestão de dados? Essa é uma dúvida comum em organizações de todos os tamanhos e setores, já que a gestão de dados pode gerar inúmeras oportunidades e vantagens para empresas que sabem utilizá-la.
Neste artigo, discutiremos como a inteligência de negócios pode ser um grande aliado na gestão de dados da sua empresa. Confira!
O que é gestão de dados?
Gestão de dados é o processo de administrar todas as etapas relacionadas aos dados e seu ciclo de vida em uma organização. Isso inclui desde a coleta até o armazenamento, passando pela análise e geração de insights.
Com base nesse trabalho, a empresa consegue transformar dados de diversos formatos e de diferentes fontes em informações qualificadas para impulsionar a inovação e a competitividade.
Como funciona a gestão de dados?
A gestão de dados funciona por meio de um conjunto de práticas destinadas a garantir que os dados sejam coletados, armazenados, protegidos, analisados e utilizados de forma eficaz e eficiente. O processo envolve etapas como:
- identificação das necessidades de dados da organização para definir quais tipos de dados são relevantes e como serão utilizados;
- coleta de dados a partir de diversas fontes, como transações, sensores, mídias sociais, entre outros;
- organização e armazenamento feitos em bancos de dados, data warehouses ou sistemas na nuvem;
- limpeza de dados para garantir a qualidade dos dados, corrigir erros, remover duplicatas e garantir a consistência;
- implementação de medidas de segurança, como criptografia, controle de acesso e monitoramento, para proteger os dados contra acessos não autorizados, violações e perdas;
- interpretação e análise de dados,uma etapa crucial, onde técnicas de mineração, análise estatística e aprendizado de máquina são aplicadas para extrair insights e informações valiosas;
- gerenciamento do ciclo de vida dos dados, acompanhando desde sua criação até sua exclusão ou arquivamento, assegurando a conformidade com regulamentações e políticas internas.
O que é inteligência de negócios?
A inteligência de negócios é caracterizada por um conjunto de soluções estratégicas para análise de dados das transações corporativas. Essa interpretação gera informações importantes para a empresa, tornando-se um material valioso para os gestores.
Por meio do BI (Business Intelligence) – que combina análise empresarial, visualização de dados e práticas recomendadas – é possível realizar um gerenciamento muito mais estratégico.
Para que a gestão de dados seja eficiente, é necessário que as informações da empresa estejam armazenadas de forma unificada. Isso permite que as métricas de BI analisem os dados e extraiam as informações necessárias para apoiar a tomada de decisão.
Qual a relação entre gestão de dados e inteligência de negócio?
A gestão de dados e a inteligência de negócios estão profundamente relacionadas e se complementam em muitos aspectos.
A gestão de dados fornece a base fundamental para a inteligência de negócios, já que essa área é responsável por garantir que os dados necessários estejam disponíveis, organizados, limpos e seguros para análise.
Como os dados são a matéria-prima para a inteligência de negócios, esse processo depende da gestão eficaz dos dados para extrair insights e gerar informações qualificadas que orientarão as decisões estratégicas da organização.
Quais os benefícios de gerar inteligência de mercado por meio da gestão de dados?
Existem muitos benefícios em gerar inteligência de negócios por meio da gestão de dados. Entre eles, destacamos:
- Redução de falhas
- Identificação de oportunidades
- Gestão de dados com análise em tempo real
- Melhor gerenciamento do tempo e dos recursos do negócio
- Mais agilidade no acesso e compartilhamento de informações importantes
- Melhor conhecimento da empresa e suporte para tomada de decisões mais assertivas e concretas
- Acesso a informações importantes sobre clientes para um atendimento mais direcionado.
Como usar a gestão de dados para otimizar a inteligência de mercado no seu negócio?
Considerando a sinergia entre a inteligência de negócios e a gestão de dados, veja alguns passos que sua empresa pode seguir para potencializar a inteligência de mercado e extrair o máximo valor das informações disponíveis, com base na ciência de dados.
Defina objetivos claros
Antes de começar, estabeleça metas específicas para a gestão de dados e inteligência de mercado, ou seja, entenda o que sua empresa deseja descobrir e defina prioridades.
Você pode preferir, por exemplo, compreender melhor o cliente, identificar oportunidades de mercado ou melhorar a eficiência operacional. Traçar objetivos ajuda na hora de direcionar seus esforços.
Identifique fontes de dados relevantes
Determine quais fontes de dados são mais importantes para o seu negócio. Empresas podem usar dados internos (como vendas, finanças e operações) de terceiros (como dados demográficos e de concorrentes) e externos (como redes sociais e tendências de mercado). Considere seus objetivos na hora de definir as fontes adequadas.
Utilize ferramentas de análise de dados
Explore ferramentas de análise de dados disponíveis que sejam adequadas às suas necessidades e recursos.
Software de business intelligence, plataformas de análise avançada e ferramentas de visualização de dados podem ser bons aliados no processo de interpretação, pois favorecem a compreensão e a acessibilidade.
Interprete os resultados das análises
Enquanto a gestão de dados cuida do insumo principal, os dados, a inteligência de mercado precisa garantir que as análises se traduzam em informações relevantes para todos, inclusive para aqueles que não possuem conhecimento técnico.
Por isso, é fundamental definir indicadores de performance para transformar dados em números, valores e informações que sejam mais tangíveis para todos os departamentos e que possam ser de fato usadas no planejamento ou para orientar metas acionáveis.
Promova uma cultura de dados
A cultura organizacional deve estar alinhada com uma mentalidade que valoriza e compreende o uso de dados como um recurso estratégico.
A ideia é que o compartilhamento de insights baseados em dados e a integração das análises nos processos de tomada de decisão passem a fazer parte das operações do negócio.
Invista em tecnologia
Visando estimular uma cultura data-driven, é essencial equipar sua empresa com uma boa infraestrutura de dados e tecnologia qualificada.
Por que contar com um parceiro estratégico para realizar gestão de dados da sua empresa?
Contar com um parceiro especializado oferece expertise técnica e as melhores e mais atualizadas práticas de mercado, garantindo que sua empresa esteja sempre na vanguarda da inovação.
Conheça a Leega
A LEEGA é uma empresa de consultoria e outsourcing que atua há 20 anos no mercado, especializada em soluções de IA, Data Analytics e Cloud, através de serviços de Assessment Tecnológico, Consultoria Especializada, Desenvolvimento de Projetos, Fábrica de Software, Bodyshop, Sustentação de Ambientes, Revenda Cloud e Treinamento..
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!
Crédito da imagem: Freepik.