Skip to main content

Reduzir custos na empresa sem perder eficiência operacional é um dos maiores desejos de gestores em todo o mundo. Nesse cenário, a tecnologia se torna uma excelente aliada, disponível até para organizações com orçamento limitado.

Conforme matéria da Forbes, a utilização de Big Data e IA pode automatizar 64% da coleta de dados, 70% do processamento de informações e 80% dos trabalhos físicos.

Então, como reduzir custos corporativos com Data Science? A resposta você acompanha no artigo.

Por que usar dados na gestão?

Com base no cruzamento de estratégias corporativas, a análise de dados é capaz de reduzir custos de diferentes formas:

  • reduzir despesas com materiais;
  • diminuir falhas e retrabalhos;
  • facilitar a comunicação entre setores;
  • melhorar a segurança para tomar decisões;
  • tornar processos produtivos mais econômicos e ágeis.

Quais estratégias podem reduzir custos operacionais?

Abaixo, mostramos 3 exemplos de estratégias com processamento de dados para ajudar a diminuir dispêndios empresariais:

1 — Investir em nuvem

Nas ilhas de TI, um dos custos altos está na manutenção dos servidores internos. Eles precisam funcionar de maneira impecável para garantir um armazenamento eficiente e seguro.

Na prática, com os dados na nuvem, a empresa não necessita dos servidores internos, bem como das despesas que envolvem a manutenção dessas máquinas.

Outra vantagem da estratégia é que existe uma liberação do espaço físico ocupado por servidores. Assim, o gestor pode dar adeus à preocupação de manter as condições ambientais ideais ao funcionamento desses aparelhos.

Os dados ficam salvos na nuvem, protegidos mesmo em caso de queda no fornecimento elétrico, enchentes ou outros desastres.

2 — Usar Big Data

Com fins de economizar, em uma análise pautada em Big Data, uma organização pode analisar pontos como:

  • equipes;
  • perda de recursos;
  • situação atual da corporação;
  • tempo de trabalho.

Em termos gerais, independente se organizada ou não, toda a informação que uma empresa tem é válida para originar e guiar estratégias. Esses insights são fundamentais para poupar recursos na operação, prevenir erros e aumentar a taxa de acertos.

Assim, tanto as corporações maiores como um negócio de porte menor conseguem usar ferramentas de Big Data para economizar e inovar.

3 — Aplicar recursos de BI (Business Intelligence)

Por meio de BI, é possível otimizar os resultados de diversas áreas, como campanhas de marketing, controle de estoque e operações de compra mais eficientes.

Usando como exemplo a gestão dos estoques, o conceito de BI engloba tecnologias que seguem a lei da oferta e demanda para certificar um sistema logístico efetivo, evitando que produtos fiquem encalhados em estoque.

Graças às suas aplicações, o gestor pode analisar quais fornecedores são mais vantajosos antes de fechar negócios. Como resultado, existe a efetivação de compras econômicas e seguras. Uma aplicação do tipo analisa:

  • eficiência;
  • preço;
  • qualidade do produto;
  • tempo de entrega.

No olhar das campanhas de marketing, o BI possibilita averiguar os detalhes de desempenho e captação de clientes. Diversas indicações que se associam aos resultados são levadas em conta nas análises automatizadas.

Assim, as ações publicitárias alcançam os objetivos com rapidez e menos recursos financeiros ou tempo de trabalho.

BI para fortalecer o lado estratégico e reduzir custos operacionais

Ao usar análise de dados e BI, a gestão ocupa uma posição estratégica. Isso é resultado das plenas condições de analisar o desempenho de toda a companhia.

Com BI, é possível transformar dados em insights e identificar gargalos produtivos de todos os setores. Essa tecnologia permite ao gestor deliberar para economizar diariamente.

Cloud Computing, Big Data e Business Intelligence automatizam os processos de análise e gestão, de modo que os responsáveis aproveitam melhor o tempo para tomar decisões estratégicas.

A economia de tempo proporcionada por essa aplicação beneficia o negócio como um todo, pois otimiza o controle produtivo e minimiza os custos envolvidos.

Análise de dados e tecnologias para reduzir custos empresariais

Para encerrar, vamos destacar a importância de qualquer empresa do século XXI adotar tecnologia de dados. O uso de aplicações tecnológicas para analisar informações pode ser um divisor de águas no processo de redução de custos em consequência de práticas como: projeções, análises preditivas, medição de resultado, gestão de recursos, entre outras.

Agora que você já sabe como reduzir custos operacionais com dados, aprimore o seu conhecimento descobrindo as 6 inovações tecnológicas que impulsionam a produtividade corporativa.

Banner de ponto de conversão para Data Science

About Patricia Machado