Os dados têm um impacto imensamente profundo em nosso mundo social, político e corporativo, e se tornando uma moeda de troca global. Nesse sentido, desenvolver uma estratégia de dados para o seu negócio pode ser fundamental para a sua sobrevivência em um mundo cada vez mais competitivo.
A maioria das empresas está repleta de dados, mas muitas vezes, não consegue utilizá-los da melhor forma. Quais dados devemos coletar? Como proteger esses dados? Como tomar melhores decisões com base nos dados?
Nós, da Leega, somos apaixonados por dados e hoje, falaremos um pouco mais sobre as melhores estratégias para gerenciar informações.
Sabemos que os dados não são mais um subproduto do processamento de negócios – são elementos extremamente valiosos e uma sólida base para tomada de decisões.
Para desenvolver uma estratégia de dados efetiva é necessário garantir que todos os recursos sejam posicionados de forma que possam ser usados, compartilhados e movidos com facilidade e eficiência.
Nesse sentido, existem três componentes que devem ser levados em consideração em uma estratégia de dados para dar suporte ao gerenciamento dessas informações dentro da organização. Entenda mais sobre essas etapas:
1. Análise interna e identificação
A primeira etapa para usar e compartilhar dados em uma organização é realizar uma análise interna para estabelecer um método de identificação e representação de conteúdo.
Independentemente de ser conteúdo estruturado ou não estruturado, a manipulação e o processamento de dados não são viáveis, a menos que o valor dos dados tenha um nome, um formato definido e uma representação de valor.
Por esse motivo, estabelecer uma nomenclatura de elemento de dados consistente e convenções de valor é crucial.
2. Armazenamento seguro
O armazenamento de dados feito de forma segura é um dos recursos mais importantes quando se fala em tecnologia dentro de uma empresa.
Cada organização tem um método para identificar e gerenciar esse armazenamento e é necessário garantir que todos os dados criados sejam armazenados de uma maneira que permita que eles sejam acessados e compartilhados com facilidade.
Além disso, como já falamos nesse outro artigo, empresas também precisam seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para garantir a transparência, privacidade e segurança no tratamento de dados pessoais de usuários cadastrados dentro das empresas.
3. Ter uma parceira especializada
Um dos passos mais importantes para desenvolver uma estratégia de dados bem-sucedida e eficiente é contar com um parceiro especializado em soluções de dados, integrações e BI, como a Leega.
Nós, da Leega, somos apaixonados por dados, conhecidos por respirar Analytics e Big Data, e inovamos nossas tecnologias diariamente, compartilhando conhecimento e entregando VALOR para as marcas.
Conte com a Leega!
A Leega é referência em consultoria e outsourcing, com foco em soluções de Business Intelligence, Data Integration e Analytics.
Estamos há mais de 20 anos no mercado, oferecendo uma série de estratégias inteligentes para automatizar tarefas, melhorar fluxos, reduzir os custos das empresas e acelerar a sua transformação digital.
Nosso diferencial? Investimos em equipes multidisciplinares de alta performance para buscar soluções para os mais variados desafios que envolvam dados.
Deseja saber mais sobre nossos produtos e serviços?
Entre agora no nosso site e fale com um dos nossos consultores.