Skip to main content

É bem difícil saber com segurança se o planejamento de uma empresa está dando certo sem acompanhar de perto os efeitos de cada ação. É por isso que a mensuração de resultados é uma iniciativa fundamental para o posicionamento estratégico de qualquer negócio.

Com que frequência você costuma monitorar e medir resultados e que insights já teve como consequência de um momento de avaliação? Se as respostas para essas questões não são tão positivas, está na hora de considerar essa tática de gestão como instrumento para alavancar seu negócio.

Como sabemos, se dedicar à análise de resultados não é uma tarefa fácil, visto que essa é uma atividade trabalhosa e consome muito tempo e energia dos gestores — sobretudo para os que não contam com o apoio da tecnologia.

Avaliar e medir resultados de forma analógica torna o desafio ainda maior, já que tarefas manuais são propensas ao erro e reduzem o potencial de previsibilidade e transparência do negócio.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas rápidas, práticas e infalíveis para ajudá-lo a iniciar a mensuração de resultados na sua empresa. Continue a leitura para conhecê-las!

1. Defina metas

Já que você vai se dedicar a mensuração de resultados, é importante saber o que está medindo e o porquê. Logo, comece estabelecendo metas e objetivos.

Avaliar resultados significa conhecer o cenário atual e pensar em projeções de crescimento para o negócio. Portanto, tenha metas de curto, médio e longo prazo para cada área.

Além disso, faça um mapeamento de cada setor e pense nos gargalos e problemas que precisam ser resolvidos. Considere também seu potencial, desenhando planos realistas e com prazos definidos.

2. Estabeleça indicadores globais e por área

Uma vez que a etapa de planejamento e definição de metas foi cumprida, é momento de pensar em indicadores de desempenho (KPIs) que vão nortear a análise.

Indicadores de performance são importantes na mensuração de resultados, pois eles guiam os dados e apontam conhecimentos concretos e objetivos sobre um negócio.

Em vez de refletir se a empresa cresceu nos últimos seis meses, meça o ROI (Retorno sobre o Investimento) ou a taxa de conversão, por exemplo. Eles são indicadores que mostram os índices de lucratividade e negócios fechados de uma empresa de forma muito mais clara e embasada.

Ou seja, tenha indicadores voltados para medir resultados de cada setor e outros globais, para o negócio como um todo.

No entanto, considere um ponto de atenção: pense na etapa de metas, mapeamento e escolha os KPIs certos — aqueles que, de fato, são relevantes para suas operações e para a realidade da sua empresa.

Medir vários indicadores pode gerar perda de tempo e energia, além de não resultar em uma análise valiosa para o negócio. Seja firme na escolha.

3. Conte com ferramentas tecnológicas

Em um mundo em plena transformação digital, não deixe de contar com o suporte de sistemas qualificados para otimizar a mensuração de resultados.

Soluções integradas de Cloud Computing, Data Analytics e BI (Business Intelligence) serão suas maiores aliadas na captura, gestão e análise de dados. 

Com elas, você tem acesso a dados retroativos e atuais, podendo conduzir avaliações mais profundas e completas do histórico do seu negócio.

Afinal, softwares voltados para mensuração de dados permitem acompanhar informações e gerar relatórios de desempenho em poucos cliques, tornando o processo mais rápido, seguro e eficiente. 

Dessa maneira, é possível reduzir custos e ter um negócio que se posiciona de forma inteligente e competitiva no mercado.

4. Monitore periodicamente

A mensuração de resultados deve ser uma prática constante. Nesse sentido, tenha um cronograma que faça sentido para sua rotina e acompanhe métricas, metas e indicadores de tempos em tempos.

Para isso, use as plataformas que geram relatórios e gráficos automáticos, agilizando e facilitando a análise.

Dessa maneira, você não perde tempo e consegue identificar e antecipar problemas, tendências e demandas que vão contribuir para o crescimento contínuo do seu negócio.

Assim, a mensuração de resultados, com apoio de tecnologia qualificada, indicadores e métodos acertados, consegue indicar, de forma segura e produtiva, cenários concretos para que um gestor ajuste sua tomada de decisão e tenha insights que realmente podem revolucionar seu negócio.

Este conteúdo foi útil para você? Se sim, não deixe de conferir outros artigos, dicas e informações relevantes no nosso blog sobre transformação digital, tecnologia e gestão!

About Patricia Machado