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A cada ano, a tecnologia se consolida como uma área mais e mais estratégica e determinante para o sucesso e a alta performance de uma empresa. Além dos desafios comuns do setor, como se adaptar a novas ferramentas, existe um que gestores precisam priorizar: o aumento do turnover e a dificuldade de reter talentos de TI.

Pesquisas mostram que houve um aumento na rotatividade de colaboradores nas empresas de todo mundo. No entanto, um levantamento da Robert Half aponta que o Brasil está no topo da lista, com 56% de aumento. 

Outro índice que aumentou no país foi o de saídas voluntárias, que registraram 48%. Ou seja: o número de profissionais que manifesta a vontade de sair de uma empresa está crescendo, o que comprava os desafios enfrentados por corporações para reter seus talentos.

Apesar da onda de desemprego, o setor de TI é uma exceção, e tem uma demanda crescente de profissionais qualificados que não é suprida pelo mercado.

Pensando nesse contexto, preparamos um post que vai explicar para você o conceito e apontar algumas das principais causas do turnover. Também vamos dar dicas de como diminuir a rotatividade nas empresas e ter uma equipe qualificada. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a rotatividade das empresas?

Turnover é um termo ligado aos índices de rotatividade em uma empresa, ou seja, o fluxo de entrada e saída de colaboradores. Em qualquer empreendimento, é natural que esse movimento aconteça, mas, essa taxa deve ser observada de perto, pois o turnover é prejudicial para um negócio.

Em primeiro lugar, os custos com entradas e saídas de colaboradores é alto, o que inclui despesas trabalhistas, gastos com treinamentos e outros fatores. Além disso, as novas pessoas contratadas precisam de um tempo para se adaptar à rotina de trabalho, o que pode atrapalhar o fluxo dos processos.

O turnover alto também afeta o clima organizacional, minando a motivação da equipe, a performance do trabalho em equipe e o engajamento.

Afinal, é preciso considerar que um índice de rotatividade elevada é um sinal de que algo na empresa não anda bem. Nesse sentido, o turnover é uma taxa que merece atenção, visto que ele pode causar sérios impactos na imagem de uma marca.

Quais são as principais causas do turnover?

Como falamos, é natural que pessoas entrem e saiam de empresas por diversos motivos. Mas o que justifica um turnover elevado? Confira algumas das causas do turnover mais comuns.

Cultura organizacional tóxica

O ambiente de trabalho influencia enormemente a performance e a retenção de talentos de TI e outras áreas. Uma empresa cuja cultura não valoriza seus talentos, não lida bem com conflitos, não treina suas lideranças para serem efetivas e outras questões, certamente terá problemas em engajar sua equipe.

Insegurança no trabalho

A área de tecnologia está em constante evolução, o que causa uma pressão nos profissionais de estarem sempre atualizados e prontos para inovar. Contudo, muitos podem sentir essa responsabilidade como um peso, especialmente se a empresa não fornece treinamento e as condições adequadas.

Falta de flexibilidade

Mais de 50% dos candidatos em um processo seletivo hoje priorizam flexibilidade acima de outros aspectos na hora de procurar uma vaga. A grande maioria deseja que a empresa ofereça horários flexíveis e políticas de home office.

Falta de reconhecimento

Profissionais desejam ser vistos como pessoas e não apenas um colaborador. O reconhecimento é um importante aspecto para reforçar o vínculo com a companhia e motivar uma pessoa a dar o melhor de si.

Ausência de feedback

Em um gancho com o tópico acima, um aspecto que leva muitos profissionais a se sentirem desmotivados é a falta de um retorno de seus gestores sobre seu trabalho. A ausência de orientação e feedback pode fazer com que a pessoa se sinta perdida e isso compromete seu engajamento.

Resposta a crises

Em períodos difíceis, o turnover aumenta devido ao fato de que empresas precisam desligar seus colaboradores. A pandemia é um exemplo recente disso e que afetou negativamente vários setores do mercado, sendo uma grande causa do turnover.

Ausência de plano de carreira

Outra questão que impulsiona o turnover é a falta de um plano de carreira estruturado. Sem ele, os profissionais podem se sentir continuamente desmotivados pela ausência de perspectivas de crescimento. Nesse contexto, muitos procuram outras oportunidades para desenvolver suas carreiras em outras companhias.

Falhas da liderança

A liderança tem a importante atribuição de manter a equipe unida e engajada e estimular que cada um dê o seu melhor. Por isso é importante desenvolver gestores e aprimorar a comunicação para evitar desligamentos.

Como reduzir o turnover?

Agora que você já conhece as principais causas do turnover, veja que ações pode colocar em prática para diminuir a rotatividade na empresa.

Evite o burnout

Devido a alta demanda do mercado por tecnologia, profissionais de TI estão sobrecarregados, com sua saúde mental comprometida. Um colaborador exausto não é capaz de inovar e exibir bons resultados, portanto, avalie se precisa fazer mais contratações para não sobrecarregar a equipe.

Desenvolva os funcionários

A tecnologia é um setor em constante mudança. Ofereça treinamentos e desenvolva seus talentos para que eles estejam sempre atualizados e conectados com o que acontece no segmento.

Ofereça flexibilidade

Como falamos, a flexibilidade é uma das principais demandas dos talentos modernos. Defina uma política de home office e horas flexíveis, dress code inclusivo e demais aspectos que sejam importantes para que as pessoas se sintam mais felizes no trabalho.

Otimize o recrutamento

Muitos profissionais não se adaptam a uma determinada função por falhas no recrutamento. Seja mais assertivo na determinação das atribuições da vaga e alinhe expectativas com o RH.

Melhore o clima organizacional

Identifique problemas e conflitos nocivos que tornam seu ambiente de trabalho tóxico e atue na resolução. Envolva sua liderança nesse processo.

Traga benefícios e bonificações

Com o mercado de TI aquecido, os melhores profissionais vão preferir empresas que oferecem melhor remuneração e benefícios atraentes. Estude formas de melhorar a política de benefícios para atrair e reter mais talentos.

Tenha uma cultura de feedback

Invista em um ciclo de devolutivas contínuas com suas equipes. Isso é importante tanto para dar mais reconhecimento como para estimulá-los a melhorar. 

Ao contrário do que se pensa, profissionais querem saber se estão rendendo bons resultados e se precisam aprimorar em algum aspecto para se sentirem melhor com seu trabalho.

Ofereça Capacitação para seus colaboradores

Uma estratégia para potencializar o desenvolvimento técnico da sua equipe é contar com empresas parceiras especialistas na formação e capacitação de profissionais de TI. A Leega criou o Leega Academy justamente pensando em um programa de capacitação de pessoas para o mercado de TI, com foco em conteúdo de qualidade e nas demandas do setor.

O turnover é uma questão em diversos setores, no entanto, na medida em que a tecnologia avança, a área de TI exige uma atenção redobrada de gestores para reduzir a rotatividade. Afinal, com uma equipe mais entrosada é possível impulsionar a inovação e ter resultados acima da média.

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