Em um mundo de intensa transformação digital, a área de TI assume protagonismo nas empresas devido ao seu potencial estratégico e a possibilidade de otimizar processos e gerar mais insights para os negócios. Dentre tantas inovações que se consolidaram nos últimos anos, muitos gestores ainda se perguntam o que é Machine Learning e o valor que esse conceito consegue entregar.
Mas, afinal, como funciona esse aprendizado, qual sua importância e vantagens para as empresas? Continue a leitura para descobrir tudo sobre o tema.
O que é Machine Learning e como ele surgiu?
As primeiras iniciativas que fizeram as máquinas “pensarem” datam da década de 1950, e estão ligadas ao trabalho e às contribuições do matemático Alan Turing.
Todavia, em 1959, o cientista da computação Arthur Samuel foi o primeiro a cunhar o termo Machine Learning, de fato, ao desenvolver um programa — jogo de damas — capaz de aprender e aprimorar seu desempenho a cada jogada.
Anos depois, o conceito de Machine Learning ganha amplitude e hoje é uma tecnologia que faz parte do dia a dia — Netflix, Spotify e outras plataformas de streaming são exemplos práticos de como essa inovação é aplicada. O sistema dessas redes aprende e aprimora continuamente seus algoritmos de recomendação para oferecer uma experiência ultra personalizada para seus usuários.
Sendo assim, Machine Learning pode ser definido como uma tecnologia na qual máquinas são capazes de analisar e processar grandes volumes de dados e usar algoritmos para aprender a executar determinadas tarefas.
Dispositivos dessa tecnologia realizam:
- conexões entre os dados;
- identificação de padrões;
- interpretação de respostas.
Com isso, se capacitam para executar funções automaticamente, e cada vez com mais eficiência e precisão.
Assim, o ML é um braço da Inteligência Artificial, a qual envolve máquinas e sistemas capazes de copiar a inteligência humana para executar tarefas, mesmo as mais complexas.
O Google Cloud, por exemplo, anunciou, em 2021, o lançamento da Vertex AI, uma nova plataforma de Machine Learning, que tem o objetivo de permitir que desenvolvedores e cientistas de dados implantem e gerenciem modelos de Inteligência Artificial (IA).
Qual é a importância dessa tecnologia para os negócios e para o mundo?
O ML tem um papel vital na automatização de processos, reconhecimento de padrões e geração de insights, por isso ele é tão importante para as organizações e instituições no mundo.
Assim, suas ferramentas coletam dados e conseguem transformá-los em conhecimento útil e estratégico para o negócio, entregando conteúdo valioso para gestores, seja sobre o comportamento do cliente, demandas do mercado, oportunidades e mais.
Quais são seus principais benefícios?
Como falamos, o Machine Learning é uma inovação muito vantajosa para os negócios. Entenda por que a seguir.
Geração de insights relevantes para os negócios
Sistemas de ML conseguem processar um volume impressionante de dados e em um tempo do que uma pessoa jamais conseguiria.
Assim, ter acesso a toda essa informação resulta na geração de mais conhecimento, ou seja, insights profundos sobre temas e oportunidades até então não identificados.
Possibilidade de tomadas de decisões mais ágeis e precisas
Com mais conhecimento embasado em dados, melhores são as decisões de negócios. Pois, os dados obtidos por meio desse processamento entregam informações confiáveis e estruturadas que vão nortear o planejamento e as tomadas de decisão.
Aumenta a capacidade de resposta e rapidez
A velocidade com que máquinas processam dados e aprendem com eles é alta, permitindo o uso dessa tecnologia para automação de diversas tarefas.
Assim, investir em atividades automatizadas economiza o tempo da equipe, permite agilizar e aumentar a capacidade de resposta, além de reduzir o índice de erros e potencializar a eficiência.
Proporciona maior poder de antecipação
Empresas que buscam inovar e aproveitar oportunidades não exploradas, se beneficiam dos insights e descobertas que os sistemas de Machine Learning proporcionam.
Além de gerar informação valiosa, é possível identificar padrões, o que viabiliza antecipar demandas e tendências e usar esse conhecimento para ganhar uma vantagem competitiva.
Permite o uso consciente dos dados
O uso do Machine Learning também colabora para que a empresa adote uma forma inteligente e estruturada para gerenciar seus dados.
Atualmente, a quantidade de dados disponíveis é massiva. Por isso, o segredo é saber coletar e analisar informações de forma eficiente e útil, para assim gerar insights realmente proveitosos e tomar decisões certeiras.
Mapear tendências, prever demandas, tomar decisões mais embasadas, conhecer com mais profundidade o mercado e os consumidores, são ações possíveis por meio do Machine Learning — o aprendizado das máquinas.
Assim, na sua jornada rumo à transformação digital, não deixe de contar com essa inovação para revolucionar seu negócio!
Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir o nosso post sobre o impacto da otimização de processos com auxílio da tecnologia.