A computação em nuvem já trouxe muitas vantagens para as empresas que não precisam de uma grande estrutura tecnológica local. Porém, agora, o foco é na estratégia multicloud, uma abordagem um pouco diferente.
Se você quer saber mais sobre isso, acompanhe todas as informações do nosso artigo e fique por dentro de tudo.
O que é uma estratégia multicloud
O termo estratégia multicloud significa múltiplas nuvens, e, na prática, é o uso de vários serviços em nuvem ao mesmo tempo. Em outras palavras, são diferentes provedores de serviços em nuvem usados concomitantemente.
Sem dúvidas, essa é uma estratégia que aumenta a capacidade computacional das organizações, e também a segurança, resiliência e a disponibilidade, otimizando gastos e reduzindo custos.
Como funciona a estratégia multicloud
Quando uma empresa percebe que pode se beneficiar de serviços de mais de um provedor de nuvem pública a fim de atender necessidades específicas do negócio, ela pode adotar multicloud.
Dessa forma, é possível obter alta disponibilidade, redundância e um plano de disaster recovery mais completo, pois não depende de um único provedor.
Outra vantagem é conseguir diminuir os custos em nuvem contratando os serviços mais acessíveis em cada provedor de cloud e integrá-los num mesmo projeto ou operar workloads diferentes em provedores distintos.
Multicloud X Nuvem híbrida
Apesar de parecidos, os conceitos de nuvem híbrida e multicloud tem algumas diferenças.
O modelo de nuvem híbrida consiste na utilização de nuvem pública em conjunto com nuvem privada, normalmente interconectadas entre si.
Nuvem privada, por sua vez, não vem a ser ambiente on-premises de uma empresa, mas sim uma infraestrutura privada, isolada dentro de um ambiente tecnológico oferecida por empresas de datacenter.
É possível, inclusive, utilizar dentro do conceito de nuvem híbrida a estratégia multicloud.
Benefícios da estratégia multicloud
Vamos conhecer alguns benefícios desta estratégia multicloud.
Redução de custos
É possível reduzir os custos com esta estratégia, pois com a nuvem múltipla existe a chance de combinar serviços a partir de sua competitividade em termos de preço e capacidade de recursos. Além disso, a empresa pode fazer personalizações, conforme suas necessidades.
Aumento da segurança
A partir da combinação de múltiplos provedores, é possível que a segurança seja aprimorada na medida que a empresa pode optar por usar os serviços de segurança apropriados para cada workload em cada provedor.
Mais autonomia
O multicloud permite que o seu negócio se relacione com diferentes provedores, ou seja, tem mais autonomia para gerenciar os serviços. Desta forma, a equipe de TI escolhe como e quando quer empregar os recursos oferecidos pelos fornecedores.
Flexibilidade
A flexibilidade é grande com o uso de diferentes provedores, já que segundo as necessidades do negócio, você pode mudar a contratação e distribuir melhor suas demandas tecnológicas..
Diminuição dos riscos
Com essa estratégia diversificada, você diminui drasticamente a chance de acontecer uma indisponibilidade generalizada ou vulnerabilidade de cibersegurança.
Além disso, a multicloud torna os serviços resilientes e oferece um tempo de recuperação menor no caso de alguma invasão.
Desafios da estratégia multicloud
Agora que você conhece os benefícios, vamos falar dos obstáculos de adotar essa estratégia no seu negócio.
Capacitação dos profissionais
Certamente a implantação exige um alto nível de especialização da equipe de TI e dos gestores. Além disso, para que a multicloud traga os resultados esperados, os profissionais qualificados poderão centralizar a gestão dos serviços contratados, e vão ter uma visão mais clara e ampla dos ambientes.
Outro ponto importante é que cada nuvem tem suas políticas de segurança, conformidade e custo, que precisam ser cumpridas.
Sem uma gestão correta, podem acontecer vazamentos de dados e outros problemas que prejudicam a reputação organizacional.
Complexidade do gerenciamento
Os profissionais de TI precisam estar preparados para um gerenciamento que contempla diversas tecnologias, terminologias, serviços e interfaces.
Outros pontos importantes são a escolha de fornecedores e a migração inicial, que exigem da equipe um esforço de aprendizado para lidar com diferentes portais de gestão.
Alinhamento de interoperabilidade
Para que o ambiente online esteja alinhado entre diferentes plataformas, estruturas e serviços hospedados na nuvem, é necessário trabalhar a interoperabilidade entre vários fornecedores a partir de soluções alternativas, como as Application Programming Interfaces (APIs).
Como você pode perceber, adotar a estratégia de multicloud pode trazer diversas vantagens para sua empresa, mas é algo que também traz alguns desafios operacionais.
Por isso, contar com especialistas no assunto antes de fazer a migração, é fundamental para tirar o melhor e obter grandes resultados com essa mudança.
Quer saber mais sobre isso? Então você pode gostar desse artigo sobre os investimentos em serviços em nuvem.