Plano-Case Leega

Sobre a empresa: Plano é uma Fintech de Educação Financeira, tanto para pessoas físicas (B2C), como para empresas (B2B2C). Possuímos mais de 3.000 clientes atendidos em todo o Brasil. Nosso time trabalha de forma online e personalizada, ajudando você, de forma prática e efetiva, a planejar, organizar e controlar o seu dinheiro, seja para quitando dívidas, poupando ou investindo.

Desafios:

  • Adaptar a plataforma que o cliente já utilizava para a nuvem;
  • Lidar com o constante aumento do fluxo de dados;
  • Redução do trabalho manual manualmente;
  • Reduzir a manipulação manual de planilhas google sheets.

Solução: O escopo do projeto constituiu na implementação de uma arquitetura de Data Analytics e Marketing Analytics / Cloud for Marketing, utilizando as soluções Google Cloud (Cloud Scheduler, Cloud Pub/Sub, Cloud Functions, Cloud Storage, BigQuery, DataStudio). Foram desenvolvidos processos para extração dos dados das ferramentas de Marketing para Gerenciadores de anúncios (Facebook Ads, Google Ads, Google analytics), CRM (Pipedrive) e ferramentas de disparo de e-mails marketing (MailChimp, Zapito), criada a camada de integração dos dados em uma arquitetura de armazenamento única via Cloud Storage e BigQuery, automatização dos processos de carga e disponibilização dos dados e indicadores através de Dashboards no Google DataStudio.

Benefícios:

  • Redução de custos;
  • Menos trabalho manual na operação;
  • Alto nível de automação na produção de dashboards;
  • Centralização dos dados em um único repositório.