Na era da transformação digital, empresas enfrentam a necessidade de se modernizar e incorporar a tecnologia em suas rotinas para melhorar seu desempenho e resultados. Uma das formas mais comuns de dar esses primeiros passos em direção à inovação é por meio da automação de processos.
De fato, ter atividades executadas por sistemas traz muitas vantagens para um negócio. Uma tecnologia que faz isso acontecer é a RPA (Robotic Process Automation). Esse conceito nada mais é do que um recurso simples e inteligente, que possibilita operações informatizadas de maneira muito funcional.
Neste post, você entenderá como esse mecanismo funciona, suas vantagens e diferenciais. Continue a leitura para saber mais!
O que é RPA?
RPA é a sigla para Robotic Process Automation que, em português, pode ser traduzido como automação de processos repetitivos ou robóticos. Isso significa que eles são programados para se comunicarem com sistemas e aplicativos, a fim de otimizar processos e aliviar a carga de trabalho dos seres humanos.
O RPA pode ser implementado e otimizar atividades que pessoas comumente utilizam, como:
- buscar dados na internet;
- realizar login em aplicações que necessitam de autenticação;
- fazer a seleção de textos, copiá-lo e inserir em sistemas de diversos tipos;
- realizar download e upload de arquivos.
Ainda assim, não pense que a utilização do RPA se limita à estas atividades. O ponto-chave é que eles conseguem fazer isso em uma velocidade impressionante e em escala, além de apresentar altos níveis de precisão.
Para que serve o RPA?
O objetivo do RPA nas empresas é informatizar as tarefas conhecidas como repetitivas, burocráticas e operacionais. Esses robôs não somente cuidam das tarefas, como podem fazê-las em massa. Seu foco é impulsionar a produtividade e permitir que equipes tenham tempo para se concentrar em atividades estratégicas ligadas ao core business da empresa.
Como o RPA funciona?
Um sistema de RPA (um software ou robô) utiliza códigos e algoritmos para executar tarefas de forma pré-programada. Em geral, essa tecnologia dispensa a intervenção humana, conseguindo automatizar completamente uma tarefa e ganhar escala de forma autônoma, pois o próprio sistema se encarrega de inserir os dados e iniciar a implementação.
Qual a diferença do RPA para o IA (Inteligência Artificial)?
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando se RPA e IA não são a mesma coisa no final das contas. A realidade é que essas tecnologias são bem diferentes.
Um sistema de RPA é programado para realizar tarefas em massa, repetitivamente e com base em regras, mas ele não consegue fazer algo que éSa: aprender e aprimorar conforme entrar em contato com diferentes contextos.
Nesse ponto, o RPA com sua automação mais objetiva é muito útil quando aplicado em diversas áreas para digitalizar atividades burocráticas. No entanto, se algo muda no fluxo dessa atividade, o sistema não saberá como proceder e precisará ser atualizado e reprogramado.
Por isso, tecnologias como o RPA e a IA se complementam e podem entregar resultados ainda mais impressionantes se aplicadas juntas.
Quais são as vantagens do RPA para empresas?
Afinal, como o RPA afeta a rotina das empresas, na prática? Conheça, a seguir, suas principais vantagens.
Melhora a produtividade
Produtividade é, sem dúvidas, um dos ganhos principais do RPA, uma vez que seus sistemas conseguem cumprir dezenas tarefas ininterruptamente, de forma mais rápida, sem intervenção manual e em escala.
Reduz custos
Gastos com horas extras, terceirizações, desperdícios e outros aspectos são diminuídos com o RPA. Com um sistema, empresas conseguem absorver uma quantidade enorme de atividades e realizar tudo sem a necessidade de contratar mais pessoas.
Minimiza erros
O RPA entrega altos níveis de precisão uma vez que cada uma de suas ações é programada. Logo, se comparado ao trabalho manual, o índice de erros é ínfimo.
Acelera a transformação digital
Tecnologias como o RPA aproximam empresas da cultura da inovação e, com isso, contribuem para alavancar a transformação digital em um negócio, por meio da inteligência digital e da otimização de processos.
O RPA é uma tecnologia impressionante que ajuda empresas a atuarem de forma mais inteligente e produtiva. Com o suporte de sistemas como esse, os empreendimentos conseguem gerar melhores resultados, proporcionar uma experiência aprimorada para os clientes e ganhar competitividade no mercado.
Gostou de conhecer o RPA e quer incorporar essa tecnologia no seu negócio? Então, conte com a Leega nesse processo!
Nossa solução de desenvolvimento de aplicações para empresas inclui o desenvolvimento de RPAs que vão ajudar a tornar seu negócio mais produtivo e inovador.