O cenário corporativo atual é marcado pela complexidade, um aspecto que define claramente as decisões enfrentadas pelas empresas. De acordo com uma pesquisa da Gartner, 65% das decisões tomadas pelas empresas atualmente são mais complexas do que há poucos anos, envolvendo um maior número de stakeholders, escolhas e consequências.
Diante desse panorama, torna-se essencial para as empresas desenvolver estratégias que otimizem sua tomada de decisão. Isso inclui a adoção de métodos e passos mais criteriosos e eficazes, com o suporte da tecnologia e da inteligência de dados.
A seguir, descubra mais sobre este tema e confira dicas práticas para potencializar as decisões de negócio na sua organização.
Como funciona a tomada de decisão tradicional?
Tradicionalmente, muitos gestores tomam decisões baseadas em sua experiência ou na análise de alguns aspectos ou indicadores isolados. Em geral, essas decisões são centralizadas, ou seja, são tomadas por profissionais em cargos executivos, o que as torna pouco inclusivas.
No entanto, um fator marcante do contexto atual é que decisões nesse formato podem comprometer o crescimento e os resultados. Além disso, o custo das decisões ruins pode ser bastante elevado.
Por isso, as decisões de negócio precisam ser mais eficazes e abrangentes a fim de acompanhar o dinamismo do ambiente empresarial de hoje.
Ainda conforme a Gartner, existem três características que devem nortear uma tomada de decisão para que ela seja verdadeiramente inteligente e eficaz. Assim, de acordo com a consultoria, uma decisão deve ser:
Conectada
As decisões de negócio não podem ser tomadas de forma isolada, considerando apenas alguns aspectos. É preciso entender que esse passo causa impactos em toda a organização.
Isso, inclusive, é um convite para que empresas pensem nesse processo de forma menos hierárquica e mais multinível.
Contextual
As soluções e alternativas levantadas durante o processo são muito sensíveis ao contexto e o que está acontecendo com o mercado e com a própria empresa em determinado momento. Dessa forma, cada etapa de uma tomada de decisão precisa ser personalizada considerando o escopo e a realidade.
Contínua
Por fim, a tomada de decisões de negócio precisa ser vista como um processo constante, em que empresas se colocam continuamente abertas a novas perspectivas, oportunidades e experimentações.
A importância da análise de dados nas tomadas de decisões de negócio
No cenário atual, a análise de dados aparece como um elemento-chave para as decisões de negócio e para alimentar empresas com informações valiosas, transparentes e confiáveis.
Essa abordagem fornece uma base objetiva e quantificável para a tomada de decisões. Assim, em vez de depender apenas da experiência ou achismo, os dados permitem que líderes empresariais tomem decisões embasadas em evidências concretas.
Além disso, a análise de dados enriquece e amplia o processo decisório, possibilitando mapear tendências e padrões ocultos que podem não ser aparentes à primeira vista. No mais, os insights são baseados em informações fornecidas em tempo real.
Ou seja, as empresas podem saber mais sobre o desempenho de suas estratégias e iniciativas de forma instantânea, o que viabiliza ajustes rápidos e adaptações conforme necessário.
Dicas para aprimorar a tomada de decisões de negócio
Conheça as principais estratégias e boas práticas que vão ajudar sua empresa a impulsionar as decisões de negócio.
Aprimore a comunicação e colaboração em equipe
Promova uma cultura de comunicação aberta e transparente, incentivando os membros da equipe a compartilhar ideias, opiniões e informações relevantes. Isso enriquece o processo de tomada de decisão, tornando-o mais amplo e produtivo, graças às trocas de diferentes perspectivas e saberes.
Para isso, aposte em ferramentas que visam facilitar a colaboração entre os membros da equipe, mesmo que estejam localizados em diferentes locais geográficos. Realize reuniões regulares de equipe para discutir projetos e alinhar objetivos.
Invista em automação
Identifique tarefas repetitivas que possam ser automatizadas, como a coleta e processamento de dados rotineiros.
A implementação de sistemas de automação simplifica e agiliza processos, reduzindo a carga de trabalho e liberando pessoas para poderem se concentrar em assuntos mais estratégicos, como as decisões de negócio.
Realize a coleta e análise de dados
A inteligência de dados é uma peça fundamental no processo de tomada de decisões moderna. Nesse contexto, ferramentas de análise de dados avançadas ajudam empresas a extrair insights significativos, trazendo mais segurança, precisão e conhecimento embasado para todo o processo.
Ao investir no aprimoramento das tomadas de decisões de negócio, as empresas se tornam mais capacitadas e preparadas para enfrentar os desafios futuros e alcançar seus objetivos. Com isso, elas tendem a ganhar mais fôlego para crescer e se destacar no mercado.
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